Tradição e modernidade: os rendimentos do cafezinho
Não importa a ocasião ou o horário do dia, saborear um cafezinho fresco, no ponto, é uma das sensações mais agradáveis. Mesmo diante da correria da vida moderna, damos um jeito de parar em algum estabelecimento que tenha um café gostoso.
Seja qual for o estabelecimento, o êxito com os rendimentos na venda do cafezinho está sustentado sobre um alicerce composto principalmente por equipamento adequado (máquina do café expresso); qualidade do produto (café); treinamento com o funcionário responsável por operar a máquina (atendimento eficaz); rendimento (produtividade e padronização do serviço); e o resultado final (venda).
Este mercado competitivo desafia à inovação. E o principal desafio é encontrar os pontos ideais de investimento, para que substitua sua estrutura pouco produtiva para uma mais rentável, por isso alguns conceitos devem ser adotados pelo empreendedor para que as possibilidades de crescimento sejam maiores, como padronização do atendimento; conhecimento do perfil do produto (neste caso, entender qual preparo do café se encaixa melhor ao seu propósito comercial); os rendimentos obtidos pela eficiência atingida (aumento de lucratividade pelo ganho de eficiência e redução de custos nas bebidas).
Acerte os pontos ideais do café e do investimento
Buscar o ponto ideal do investimento pode não ser tão simples quanto parece. Direcionar o negócio na mesma medida que o bom sabor do cafezinho merece atenção para as exigências deste mercado que, como muitos outros, cria uma série de demandas conforme seu público.
Optar pela automatização é um caminho cujo objetivo é servir um número cada vez maior de pessoas com o mesmo nível de qualidade. Afinal, um processo automatizado significa um produto final com maior competitividade devido a fatores como padronização do processo e produto, rapidez de produção, produção programada e contínua, diminuição de desperdício e menor tendência ao erro.
Garantindo credibilidade e qualidade, a área de alimentos mantém padrões rigorosos de higiene, preservando a distância adequada entre o contato humano e o produto final.
Diante dessas condições de mercado, oferecer o serviço de café coado, conforme tradicionalmente disseminado pelos nossos avós, torna-se inviável economicamente e em termos de processo. A venda do café em máquina, o tradicional expresso, envolve os mais diversos benefícios no momento de agregar valor ao seu produto, seja no varejo, seja na apresentação de seu modelo de negócios ao seu cliente.
Modernização aliada à lucratividade
A mudança nos hábitos de consumo e a tradição histórica e cultural na produção cafeeira abriram espaço para um mercado cada vez mais exigente. Assim como a disposição em modernizar-se tem como objetivo atender um consumidor que busca mais do que a experiência de saborear um bom café. Confira alguns dados sobre a mudança nos hábitos de consumo no post Café fora do lar.
A lucratividade reflete a eficiência do trabalho, conectando-se aos atributos da modernização apresentados. Ela indica os rendimentos obtidos pelo esforço desenvolvido.
Esta capacidade produtiva dependerá de como o empresário inserido neste setor administra e planeja estes dois processos, tão interligados nos negócios.
Explorar este ramo de atuação é uma ótima oportunidade de negócios. Aliar tradição e modernidade, planejando o investimento com muita pesquisa e dedicação, tornam o resultado tão saboroso quanto um cafezinho. Por fim: veja algumas dicas sobre como administrar uma cafeteria em 5 características de uma boa cafeteria.