fbpx Skip to content

6 benefícios do café para a saúde

O café pode ser considerado uma verdadeira paixão nacional. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), um brasileiro consome em média 83 litros por ano, tornando o país o segundo maior consumidor de café no mundo. Mas afinal, beber tanto café assim pode gerar benefícios à saúde?

Segundo os estudiosos, o ideal é consumir entre 3 a 5 xícaras de café diariamente ou 500 mg de cafeína. Listamos alguns dos benefícios que algumas xícaras podem trazer no seu dia a dia: 

1 – Reduz o risco de incidência de alguns tipos de câncer

A princípio, estudos realizados pelo Ministério da Saúde no Japão concluíram que mulheres que bebem pelo menos três xícaras diárias de café possuem 60% menos chances de desenvolverem câncer de útero.

A Universidade de Harvard também apontou que o consumo de mais de quatro xícaras por dia, por um tempo prolongado, reduz em até 25% de chances o desenvolvimento de câncer endometrial.

Segundo estudo publicado nos Estados Unidos, o grande consumo de café por mulheres também reduz cerca de 20% as chances de desenvolver o basalioma, uma das espécies mais comuns de câncer de pele.

2 – Auxilia no processo de emagrecimento

A cafeína presente no café tem ação termogênica e aumenta o gasto calórico, contribuindo para a queima de gordura. Então, para quem não gosta de praticar exercícios, a bebida pode dar uma ajudinha. Ela também pode estimular a ação dos músculos durante exercícios prolongados – que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez dos açúcares encontrados nos carboidratos – e ajudar a diminuir a sensação de fadiga.

3 – Previne o diabetes tipo 2

Em abril de 2014, a Harvard School of Public Health publicou os resultados de um estudo que comprova que o café pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, em suma, as pesquisas apontaram que a presença do ácido clorogênico presente no café provoca a diminuição da concentração de glicose e o aumento da sensibilidade à insulina.

4 – Dá um “up” no seu dia a dia

Desânimo, sono ou falta de foco? Uma xícara de café pode ajudar e muito a dar um “up” no seu dia. Isso porque a cafeína possui ação estimulante e proporciona uma melhoria da concentração, facilitando até os processos de aprendizado. Veja como o café pode aumentar seu desempenho no trbalhado visitando o post Os benefícios do café na disposição para o trabalho.

5 – Ajuda a respirar melhor

Estudos realizados pela Cochrane Data Base Review em 2010 apontam que o café tem efeito broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios.

6 – Diminui o risco de depressão

Os estudos ainda não são conclusivos, no entanto, apontam uma relação inversamente proporcional entre o consumo do café e o risco de suicídio. Alguns estudiosos vêm atribuindo esse benefício à presença do ácido acético no café. No entanto, o único efeito comprovado é que a ingestão de cafeína em doses moderadas interfere positivamente no humor.

E então, vocês já conhecia todos os benefícios do café para a saúde?

Leia mais vantagens do café para o seu dia-a-dia em 10 razões para você tomar café todos os dias.

Se você tem ou trabalha em uma empresa, saiba como a pausa para o cafezinho pode transformar a produtividade da sua empresa!

Recommended Posts