fbpx Skip to content

10 razões para você tomar café todos os dias

O brasileiro toma café todos os dias, afinal, se trata da bebida nacional e o alimento preferido do Brasil, pelo menos de acordo com o IBGE, passando à frente do feijão.

Puro ou pingado, em casa ou na padaria, no trabalho ou no salão de beleza, a verdade é que são mais de 83 litros consumidos por ano por pessoa, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), um record registrado em 2012 que deixou Itália, França e Estados Unidos para trás. Se você é fã, anime-se: está no caminho certo. Se ainda tem alguma ressalva, veja agora algumas razões para tomar café (e seus variados tipos) todos os dias.

1 – Café faz você se sentir bem

De acordo com um estudo da Universidade de Brasília, uma das proteínas tem efeito tranquilizante e propriedades analgésicas semelhantes às da morfina, agindo, também, no combate ao estresse. Aliás, só de sentir o cheiro do café o estresse já é reduzido, principalmente o gerado pela falta de sono.

2 – Pode evitar Alzheimer

Segundo um periódico que é referência nos estudos dessa doença degenerativa, o Journal of Alzheimer’s Disease, uma determinada proteína associada ao Alzheimer tem seus efeitos reduzidos para quem bebe cinco xícaras por dia.

3 – Pode aumentar seu tempo de vida

Quem bebe café todo dia tem menos riscos de morrer por problemas cardíacos ou relacionados à diabetes, por exemplo. Além disso, a enorme quantidade de substâncias antioxidantes combate os radicais livres que envelhecem as células do corpo, retardando sua degeneração.

4 – Mulheres correm menos riscos de depressão

A Universidade de Harvard descobriu que mulheres que consomem 4 xícaras de café diariamente têm menor risco de desenvolver depressão do que as não consumidoras. De acordo com o National Institute of Health, isso não tem nada a ver com o chamado “êxtase da cafeína”, já que refrigerantes à base de cola também podem causar esse efeito, mas tem a ver com a depressão propriamente dita, provavelmente por causa da grande quantidade de antioxidantes.

5 – Café ameniza os sintomas do Mal de Parkinson

Segundo a Science Day, o café beneficia quem enfrenta o Mal de Parkinson, aprimorando o controle dos movimentos e elevando a qualidade de vida.

6 – Faz bem para o fígado

Essa é boa para quem gosta de beber álcool: Arthur Klatsky publicou em 2006 um estudo feito com 125 mil pessoas durante 22 anos no qual ele mostra que quem bebia no mínimo uma xícara de café por dia tinha cerca de 20% menos chances de acabar desenvolvendo cirrose hepática, doença auto-imune causada pelo consumo excessivo de álcool.

Por outro lado, estudos conduzidos por pesquisadores internacionais na Faculdade de Medicina Duke-Nus Medical School mostram que o café também ajuda a Doença Esteatótica Não-Alcoólica do Fígado (NAFLD). Quatro ou mais xícaras de chá por dia ajudam a prevenir a progressão da doença.

7 – Café melhora a sua memória

Várias pesquisas mostram que o café melhora a capacidade cerebral de armazenamento de informações, pelo menos a curto prazo.

8 – Pode prevenir câncer de pele

Já o Journal of the National Cancer Institute revela que o risco de desenvolver câncer de pele é 20% menor em quem bebe quatro xícaras de café diariamente.

9 – Reduz o risco de suicídio

A notícia é do Harvard School of Public Health, que relaciona a ingestão diária de duas a quatro xícaras por dia à redução de 50% do risco de suicídio tanto em homens quanto em mulheres. A ação antidepressiva do café auxilia na produção de neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina.

10 – Café melhora o desempenho como atleta

E, por fim, a cafeína eleva ácidos graxos na circulação, estimulando os músculos a absorver e queimar gordura como combustível, reservando energia para os treinos. Antes destes, a ingestão de café otimiza o desempenho, principalmente no ciclismo, nas corridas de longa distância e nas modalidades de resistência em geral.

Convencido agora? Com tantos benefícios, nem precisava ser tão gostoso!

Nesse sentido, leia sobre assuntos relacionados em:

Conheça os tipos de grãos de café

Pausa para o café

Recommended Posts