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5 características de uma boa cafeteria

Por exemplo, aquela confeitaria um pouco longe, porém o point perfeito para um final de tarde. Ou aquela cafeteria menorzinha, só que ideal para tomar um café depois do almoço.

Mas afinal, o que faz um estabelecimento se sobressair em comparação a outros? Simples! Ele segue alguns mandamentos para proporcionar um ambiente mais atrativo ao público. Ficou curioso para saber quais são? Então, confira a seguir algumas características para ter um bom negócio, principalmente quando se trabalha com comidas e bebidas.

1 – Lugar aconchegante

O local não precisa ser grande nem muito espaçoso. No entanto, para ter uma boa cafeteria, é necessário pensar nos móveis certos para dar todo o conforto para o público em geral. O melhor é se imaginar sendo um cliente e refletir sobre o que realmente você quer encontrar quando chega, por exemplo, em uma lanchonete ou até mesmo em uma loja de conveniência para fazer um lanche rápido e prazeroso.

Aposte em móveis confortáveis, de preferência cadeiras ou bancos forrados e fofinhos, tanto no assento quanto no encosto. Uma bancada larga de marfim ou mesas redondas no ambiente são opções que fazem toda a diferença.

2 – Atendimento nota mil

Não adianta ter um estabelecimento confortável se o atendimento não condiz com o ambiente. Simpatia e atenção devem ser priorizadas em qualquer lugar que ofereça alimentos e bebidas ao público. É claro que com a casa cheia há mais correria. Porém, priorizar o bom atendimento é 50% de ótimos resultados.

Sendo assim, não economize na contratação de garçons, mesmo em dias em que há pouca clientela. Afinal, de uma hora para outra pode encher o lugar e ficará mais difícil atender bem todos os clientes. O ideal é fazer cada pessoa se sentir à vontade, como se estivesse em casa. Com isso, você estimula a venda e a propaganda boca a boca.

3 – Detalhes como diferencial

Sim, um clima agradável em uma cafeteria, por exemplo, transcende o conforto e o atendimento. É preciso se ater aos detalhes. Disponibilizar revistas e jornais para quem espera um convidado chegar torna-se essencial.

Além disso, wi-fi e, quem sabe, um som ambiente com músicas clássicas e calmas ajuda os clientes a relaxarem. Televisores em pontos estratégicos também atraem pessoas ao lugar. E lembre-se de uma boa iluminação para deixar o lugar mais perfeito ainda.

4 – Atenção às exigências do mercado

Na área alimentícia, principalmente, é imprescindível estar atento às mudanças e às novas necessidades do consumidor. Algumas tendências podem ser acompanhadas lá do exterior. A Baristo mantém essa prática, veja como foi uma de nossas experiências no post Baristo marca presença na Expovending 2013.

Como hoje em dia ficou mais fácil viajar, as pessoas percebem rápido comidas e locais que faltam no Brasil. Um exemplo foi a febre dos cupcakes. Outro são os produtos sem glúten, lactose ou açúcar para agradar ao público com restrições alimentares. Então, ao oferecer um café com leite, que tal dar opções de adoçante ou leite sem lactose? São procedimentos simples que farão toda a diferença.

5 – Boa comida e excelente café

Não dá para ter os atributos acima e não pensar no seu produto final. Vender alimentos não é nada fácil, já que há paladares distintos, dos mais exigentes aos mais simples. O ideal mesmo é apostar em um cardápio completo, com opções para todos os gostos. Visite o post Café e os seus estilos e se inspire para criar novos produtos!

Vale ressaltar que o preço também precisa abranger todo o tipo de bolso. Afinal, às vezes um convidado de um cliente não tem as mesmas condições, mas gostaria de saborear algo de uma boa cafeteria. Então, investir em opções acessíveis é bom para o negócio.

E o mais importante: o café, que é a bebida preferida dos brasileiros, precisa ser bem feito. Não se esqueça de proporcionar bons cafés ao seu público. Ofereça sabores e aromas variados, inclusive diferentes modos de preparo, a fim de agradar quem gosta de um pingado até quem curte um cappuccino. Leia o post 7 segredos de um bom café e conheça as dicas de como aperfeiçoar seu produto!

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