coffee_heart.jpg

7 segredos de um bom café

9 Flares Twitter 0 Facebook 9 Email -- Google+ 0 9 Flares ×

Poucas bebidas são capazes de gerar tantas sensações quanto o café. Além do aroma e do sabor, ele possui princípios ativos ligados à concentração, atenção e disposição. Não é à toa que muitos não passam por um dia sem pelo menos uma xícara. Além do hábito, um bom café desperta paixões e saber prepara-lo requer conhecer alguns pequenos segredos. Saiba quais são eles!

1 – Origem dos grãos

Para garantir uma melhor qualidade, verifique se os grãos possuem origem 100% arábica. Esse tipo de grão é mais saboroso e garante uma bebida fantástica. Visite o post Conheça outros tipos de grãos de café e aumente seu conhecimento sobre o assunto!

2 – Data de validade

Verifique a data de validade do café e quando foi feita a torra. Quanto mais recente, melhor será a bebida.

3 – Preservando o sabor

O café é um produto que se deteriora bem rápido, por isso é importante ficar atento à sua conservação. Para preservar o sabor, guarde seu café na geladeira.

4 – Atenção à água

Utilize sempre água filtrada para preparar o seu café. A água de torneira possui muito cloro e isso com certeza prejudica o sabor. Outro aspecto relativo à água é a temperatura. Um bom café, ao contrário do que muitos pensam, não é feito com água fervente, pois isso interfere na perda de oxigênio, acentuando a acidez. O ideal é que a temperatura da água esteja em 90 graus. Para conseguir a temperatura ideal é simples: basta esperar a água começar a borbulhar para então desligar o fogo.

5 – Quantidade

O ideal para preparar um café na medida é colocar de 5 a 6 colheres de sopa para cada 1 litro de café ou o equivalente a 100 gramas de café por litro. Se quiser um café mais amargo, acrescente mais pó.

6 – Menos açúcar, por favor!

O açúcar altera o sabor do café e impede que você aprenda a degusta-lo. Para quem não gosta do amargo, é interessante colocar a menor quantidade possível de açúcar, para que o paladar possa ir se acostumando ao verdadeiro sabor do café.

Conheça outros tipos de bebidas associadas ao café, com diferentes sabores em O café e os seus estilos.

7 – Tempo de extração

O tempo de extração é o contato da água com o pó. O amargor do café está diretamente ligado à esse detalhe. Por isso, quanto mais lenta a extração, mais amargo fica o café. O ideal é que o tempo de extração leve entre 4 a 6 minutos para garantir o sabor ideal. Para quem gosta de fazer café no filtro, o ideal é colocar a água pelas beiradas devagar em direção ao centro. Parece um detalhe bobo, mas isso garante que o tempo de extração exato e o contato da água com o pó de maneira uniforme, garantindo um sabor melhor.

Nós da Baristo somos apaixonados por um café perfeito. Por isso, nossas máquinas estão reguladas para preparar um café mais saboroso para você. Além disso, atentamos à qualidade dos grãos para garantir que o seu cafezinho chegue com a melhor qualidade!

Veja alguns dados sobre a mudança de hábitos de consumo do café ocorrida nos últimos tempos no post Café fora do lar.

 

H - Botão Conversão Comparativo de Máquinas

BANNERS-600