fbpx Skip to content

O Café e os seus Estilos

o-cafe-e-os-seus-estilos

Antes de mais nada, você conhece os principais estilos de café e como são feitas essas bebidas?

Saiba sobre os estilos de café

Espresso: Primeiramente apresentamos o café por excelência, em sua forma mais concentrada. Preparamos o café moído passando água muito quente, sem chegar ao ponto de fervura. Por ser feito sob a pressão, ele adquire uma consistência superior ao café filtrado. Possui, também, uma quantidade superior de sólidos dissolvidos por volume. Por ser muito volátil, a maior parte de seus componentes químicos se perde pela oxidação ou diminuição de temperatura.

Café Americano: Ao contrário do que o nome indica, é a forma europeizada de consumir o café espresso, que vem a ser a adição de 50% ou mais de água quente. O largo consumo de café pelos americanos que traz a origem do nome, que preferem a bebida com o sabor menos presente.

Base de leite

Latte: O café ao leite! Composto por leite vaporizado e café espresso, coberto por espuma de leite. No Brasil, recebe o nome de pingado, por causa de sua coloração em virtude da quantidade maior de café na mistura do que o normal do café com leite tradicional no Brasil, normalmente mais esbranquiçado com mais leite do que café.

Cappuccino: Preparamos o tradicional cappuccino adicionando leite cremoso sobre o café espresso. A bebida italiana em sua forma clássica é composta por partes iguais de café espresso, assim como leite vaporizado e sua espuma.

Mocaccino: Mistura chocolate, café espresso, chantilly e leite vaporizado. Moca é a espécie de grão de café que tem sabor achocolatado. A princípio esse grão foi cultivado no Iêmen e, de lá, é exportado através do porto de Mocha. Na Europa o nome serve para se referir tanto ao café com chocolate, como ao café produzido com grãos vindos de Mocha. Sua receita tradicional é com um terço de café espresso e dois terços de leite vaporizado, aliado a uma porção de chocolate em pó, que pode ser meio amargo ou ao leite.

Macchiato: É o espresso “manchado” com o leite vaporizado. A maneira tradicional de fazê-lo consiste a uma camada de leite cremoso, café espresso e, por fim, o leite vaporizado em cima. A lenda diz que esta era a maneira utilizada pelos baristas para diferenciar as xícaras de Macchiato com as de café espresso tradicional.

As máquinas automáticas de café da Baristo preparam essas e outras bebidas a base de café. Portanto, se quiser conferir quais são elas, é só dar uma olhadinha no post Café e seu sabor em diversas variações da bebida!

Tudo sobre o mundo do café e seus estilos você acompanha aqui no blog e no nosso Instagram.

Recommended Posts