O Café e os seus Estilos

14 Flares Twitter 4 Facebook 10 Email -- Google+ 0 14 Flares ×

3 tipos de cafe

Você conhece os principais estilos de café e como são feitas essas bebidas?

Saiba mais aqui em nosso blog!

Espresso: É o café por excelência, em sua forma mais concentrada. A preparação é feita com a passagem de água muito quente – sem estar em ponto de fervura – pelo café moído. Por ser feito sob a pressão, tem uma consistência maior em relação ao café feito no coador. Possui, também, uma quantidade superior de sólidos dissolvidos por volume. Por ser muito volátil, a maior parte de seus componentes químicos se perde pela oxidação ou diminuição de temperatura. Se você tem dúvida, confira qual é a escrita correta do nome da bebida em Espresso ou Expresso. Qual é o correto?

Café Americano: Apesar do nome, é a forma europeizada de consumir o café espresso, que vem a ser a adição de 50% ou mais de água quente. O nome é fruto do largo consumo de café pelos americanos, que preferem a bebida com o sabor menos presente.

Latte: Café ao leite, composto por leite vaporizado e café espresso, coberto por espuma de leite. No Brasil, é chamado de  pingado, por causa de sua coloração em virtude da quantidade maior de café na mistura do que o normal do café com leite tradicional no Brasil, normalmente mais esbranquiçado com mais leite do que café.

Cappuccino: O tradicional cappuccino é feito com leite cremoso sobre o café espresso. A bebida italiana em sua forma clássica é composta por partes iguais de café espresso, leite vaporizado e espuma de leite vaporizado.

Mocaccino: Mistura chocolate, café espresso, chantilly e leite vaporizado. Moca é a espécie de grão de café que tem sabor achocolatado. Este grão foi cultivado, em suas origens, no Iêmen e, de lá, é exportado através do porto de Mocha, o qual fica no Mar Vermelho. Na Europa o nome serve para se referir tanto ao café com chocolate, como ao café produzido com grãos vindos de Mocha. Sua receita tradicional é com um terço de café espresso e dois terços de leite vaporizado, aliado a uma porção de chocolate em pó, que pode ser meio amargo ou ao leite.

Conheça mais sobre as características de capuccinos e mocaccinos para nunca mais confundi-los em Um Cappuccino, por favor. Ou seria Mocaccino?

Macchiato: É o espresso manchado. O líquido é manchado com o leite vaporizado. A maneira tradicional de fazê-lo consiste a uma camada de leite cremoso, café espresso e o leite vaporizado em cima. A lenda diz que esta era a maneira utilizada pelos baristas para diferenciar as xícaras de Macchiato com as de café espresso tradicional.

As máquinas automáticas de café da Baristo preparam essas e outras bebidas a base de café. Confira quais são elas no post Café e seu sabor em diversas variações da bebida!

Tudo sobre o mundo do café você acompanha aqui no blog da Baristo.

H - Botão Conversão Comparativo de Máquinas

BANNERS-600