cafe.png

10 razões para você tomar café todos os dias

42 Flares Twitter 1 Facebook 41 Email -- Google+ 0 42 Flares ×

O café é aquela bebida que quem gosta não consegue resistir ao cheirinho. Mas será que esse é motivo suficiente para tomar café todos os dias? Para a maioria da população, sim, é claro. Afinal, a bebida nacional é realmente o alimento preferido dos brasileiros, pelo menos de acordo com a Análise do Consumo Alimentar Pessoal do IBGE, passando à frente do feijão.

Puro ou pingado, em casa ou na padaria, no trabalho ou no salão de beleza, a verdade é que são mais de 83 litros consumidos por ano por pessoa, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), um record registrado em 2012 que deixou Itália, França e Estados Unidos para trás. Se você é fã, anime-se: está no caminho certo. Se ainda tem alguma ressalva, veja agora algumas razões para tomar café todos os dias.

1 – Café faz você se sentir bem

De acordo com um estudo da Universidade de Brasília, uma das proteínas do café tem efeito tranquilizante e propriedades analgésicas semelhantes às da morfina, agindo, também, no combate ao estresse. Aliás, só de sentir o cheiro do café o estresse já é reduzido, principalmente o gerado pela falta de sono.

2 – Café pode evitar Alzheimer

Segundo um periódico que é referência nos estudos dessa doença degenerativa, o Journal of Alzheimer’s Disease, uma determinada proteína associada ao mal tem seus efeitos reduzidos para quem bebe cinco xícaras de café por dia.

3 – Café pode aumentar seu tempo de vida

Quem bebe café todo dia tem menos riscos de morrer por problemas cardíacos ou relacionados à diabetes, por exemplo. Além disso, a enorme quantidade de substâncias antioxidantes combate os radicais livres que envelhecem as células do corpo, retardando sua degeneração.

4 – Se você for mulher, corre menos riscos de depressão

A Universidade de Harvard descobriu através de uma pesquisa que mulheres que consomem 4 xícaras de café por dia tem menos riscos de desenvolver depressão em relação às que não tomam a bebida. De acordo com o National Institute of Health, isso não tem nada a ver com o chamado “êxtase da cafeína”, já que refrigerantes à base de cola também podem causar esse efeito, mas tem a ver com a depressão propriamente dita, provavelmente por causa da grande quantidade de antioxidantes.

5 – Café ameniza os sintomas do Mal de Parkinson

Conforme o jornal Science Day, o café ajuda as pessoas que sofrem com o Mal de Parkinson a controlarem seus movimentos, melhorando a qualidade de vida.

6 – Café faz bem para o fígado

Essa é boa para quem gosta de beber álcool: Arthur Klatsky publicou em 2006 um estudo feito com 125 mil pessoas durante 22 anos no qual ele mostra que quem bebia no mínimo uma xícara de café por dia tinha cerca de 20% menos chances de acabar desenvolvendo cirrose hepática, doença auto-imune causada pelo consumo excessivo de álcool.

Por outro lado, estudos conduzidos por pesquisadores internacionais na Faculdade de Medicina Duke-Nus Medical School mostram que o café também ajuda a Doença Esteatótica Não-Alcoólica do Fígado (NAFLD). Quatro ou mais xícaras de chá por dia de café ajudam a prevenir a progressão da doença.

7 – Café melhora a sua memória

Várias pesquisas mostram que o café melhora a capacidade cerebral de armazenamento de informações, pelo menos a curto prazo.

8 – Café pode prevenir câncer de pele

Já o Journal of the National Cancer Institute revela que o risco de desenvolver câncer de pele é 20% menor em quem bebe quatro xícaras de café diariamente.

9 – Café reduz o risco de suicídio

A notícia é do Harvard School of Public Health, que relaciona a ingestão diária de duas a quatro xícaras de café por dia à redução de 50% do risco de suicídio tanto em homens quanto em mulheres. A ação anti-depressiva do café auxilia na produção de neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina.

10 – Café melhora o desempenho como atleta

A quantidade de ácidos graxos na circulação sanguínea é aumentada pela cafeína, fazendo com que os músculos absorvam e queimem a gordura como combustível, guardando ainda reserva para os treinos. Antes destes, a ingestão de café otimiza o desempenho, principalmente no ciclismo, nas corridas de longa distância e nas modalidades de resistência em geral.

Convencido agora de que o café é realmente um alimento completo? Com tantos benefícios, nem precisava ser tão gostoso!

Leia sobre assuntos relacionados em:

6 benefícios do café para a saúde

Conheça os tipos de grãos de café

Pausa para o café

H - Botão Conversão Comparativo de Máquinas

BANNERS-600