Ter um barista no seu negócio faz diferença?
Para quem quer se destacar na qualidade do café e das bebidas que o envolvem, ter um barista no seu negócio é ter um grande diferencial em termos de qualidade. Afinal, de nada adianta ter um equipamento incrível e utilizar os melhores grãos se as pessoas que fazem uso desses insumos não contam com o treinamento adequado para extrair o melhor resultado possível!
É exatamente por isso que, no artigo de hoje, falaremos sobre os diferenciais de ter um barista no seu negócio, e como isso transforma a percepção do público a respeito da qualidade do seu produto. Confira:
Maior valor agregado
Definitivamente, ter um barista no seu negócio agrega, imediatamente, qualidade ao produto oferecido. Não se trata apenas do nome ou da formação: um(a) barista é capaz de extrair o melhor possível do seu café e dos seus equipamentos, além de adicionar a possibilidade de receitas únicas ao cardápio do estabelecimento.
Em outras palavras, o valor agregado de um barista é quase imediato em qualquer estabelecimento que tenha o café como parte importante de sua estratégia.
Alta disponibilidade de produtos com estoque reduzido
A lição básica de qualquer estabelecimento que sirva alimentos é que é essencial manter um estoque com uma variedade reduzida de itens, para evitar compras muito diversas, propensas a ultrapassarem o prazo de validade ou a não rodarem.
Uma das grandes vantagens de contar com um barista no seu estabelecimento é que com grãos de café e leite, esta pessoa é capaz de preparar uma infinidade de bebidas. Isso é ainda mais verdadeiro se você já tem os equipamentos certos para deixar a experiência e a criatividade de baristas fluírem livremente.
Associação do seu estabelecimento à qualidade
É inevitável: ter um barista no seu negócio resultará em bebidas mais saborosas. Isso vai desde um café filtrado tradicional, passa pelo espresso e chega às bebidas autorais. Não levará muito tempo para que essa qualidade seja percebida pelas pessoas com maior sensibilidade de aromas e sabores, associando seu estabelecimento a um local de qualidade.
E é na qualidade que essa discussão retorna ao valor agregado: quando seu estabelecimento é bom, você pode ousar, investir em insumos ainda melhores e oferecer o que há de mais interessante no mercado, junto a um bom valor agregado ao seu negócio.
Atendimento de excelência
Ter um barista no seu negócio não é apenas sobre a qualidade da bebida extraída dos grãos, as técnicas de preparo ou a latte art. Se você conhece este mundo, deve saber que há uma boa dose de atendimento, conversa com o público e capacidade de explicar o preparo.
Desta forma, o bom profissional não apenas entrega a bebida de excelência. Ele torna aquela experiência de consumir a bebida excelente, explicando sobre os grãos, métodos, técnicas e expectativas ao consumir a bebida. Este tipo de atendimento exige uma formação consolidada, definitivamente, faz toda a diferença para o seu cliente!