Regiões de plantio de cafés especiais no Brasil e suas características

Se você gosta de café, deve saber que o Brasil é conhecido por produzir alguns dos grãos de maior qualidade no mundo – e as regiões de plantio de cafés especiais no Brasil fazem toda a diferença na bebida.

A região de plantio, que está diretamente relacionada às condições climáticas, ao solo e à altitude local, impacta no sabor e nas características daquele café. Deste ponto, utiliza-se o processamento, como a torra e os métodos de embalo, para aproveitar o melhor daquelas características, de forma a entregar uma bebida perfeita para o consumidor final.

Aqui na Baristo, por exemplo, temos parceria com uma das marcas mais premiadas e apreciadas de Cafés Especiais no Brasil e no mundo: o Café Orfeu. Plantados nas Fazendas Sertãozinho, no Sul de Minas, os grãos da marca apresentam a proposta de trazer o melhor café do Brasil aos brasileiros!

Mas não é só por lá que os grãos são produzidos no país. Além de grandes produtores de café arábica, com Minas Gerais, São Paulo, e Paraná, outros estados também produzem café robusta, para consumos mais comuns. Neste artigo, separamos as três principais regiões de plantio de cafés especiais no Brasil. Confira!

Cerrado Mineiro

O Cerrado Mineiro é parte da tríplice coroa das regiões mais apreciadas de produção de café no Brasil, que inclui, também, o Sul de Minas e Mogiana Paulista.

No Cerrado Mineiro, o grande destaque é a produção de café 100% arábica, onde se destaca a doçura, o aroma especial e o corpo bastante presente. Normalmente, essa região apresenta produção em alturas que variam entre 800 e 1.200 metros de altitude.

Somada a altitude, a região proporciona a boa definição das estações, com verões de temperatura elevada e chuva abundante, e invernos mais secos o frios – a combinação perfeita para grãos de qualidade. Além disso, o clima proporciona a seca dos grãos ao sol, característica comum nos cafés produzidos por lá

Sul de Minas

Também parte dos locais de destaque da produção brasileira de café, o Sul de Minas definitivamente está entra as favoritas das regiões de plantio de cafés especiais no Brasil. Não é à toa: cafés como o da Orfeu, produzidos na região, costumam ser vencedores dos prêmios e rankings de qualidade de bebida no país, e ganham enorme destaque internacional na produção 100% arábica.

A relação entre altitude entre 850 e 1.250 metros e uma temperatura média anual perfeita para um bom café gera grãos que produzem uma bebida encorpada, de acidez elevada e um sabor muito característico doce. É uma bebida que caracteriza a qualidade brasileira em seu primor.

Mogiana Paulista

A Mogiana Paulista completa os principais locais produtores de café 100% arábica do país, com grãos reconhecidamente mais frutados e suaves. Com altitude um pouco mais alta que o Sul de Minas e o Cerrado Mineiro, essa região do norte do estado de São Paulo também conta com temperatura levemente mais fria ao longo do ano, sendo ideal para grãos como o Catuaí e o Mundo Novo.

O melhor café do Brasil é exportado?

Se você é apreciador de café, certamente já ouviu essa conversa: as melhores regiões de plantio de cafés especiais no Brasil se dedicam exclusivamente à exportação.

Em grande medida, isso foi verdade por um longo tempo. Hoje, no entanto, produtores como o Café Orfeu entendem que existe um mercado ávido por café da melhor qualidade no país, e fazem questão de abastecer o mercado interno com o que há de melhor.

Você já provou uma xícara do Café Orfeu? Entre em contato conosco para saber como obter seu kit e entenda o que há de tão especial no café brasileiro!