Qualquer café serve? A importância de um café de qualidade para você!

O despertador toca, você acorda, levanta e logo coloca um café para passar. Para muitas pessoas, essa é parte automática da rotina, que raramente leva questionamentos. Mas fica uma pergunta importante: Qualquer café serve? Todo café é igual? Os efeitos no corpo são os mesmos?

É claro que o café certo para cada pessoa é uma escolha totalmente individual. Não temos intenção de dizer que um tipo ou outro de café é melhor para você. Por isso, neste artigo a definição de “bom café” é aquele que você mais gosta, combinado?

Com isso esclarecido, seguem alguns motivos para você escolher um bom café, com qualidade e bom preparo, ao longo do seu dia!

Começar o dia com o pé direito merece qualidade no café

Para muitas pessoas, o primeiro gole vem antes de qualquer outro alimento. Por isso, nada mais justo do que começar com algo que realmente agrade você. 

Em quase todos os casos, qualquer café serve, porque é melhor que nenhum certo? Mas dar um gole naquele cafezinho que dá até vontade de começar o dia faz toda a diferença!

Investimento acessível, resultados incríveis

Muita gente se aventura em cafés gourmets ou especiais quando vai a uma cafeteria e adora, mas evita estes grãos quando está em casa, pois acredita que o impacto no orçamento do mês seria significativo. A boa notícia é que a diferença entre cafés de qualidade superior nem sempre são tão grandes assim.

É evidente que existem grãos que têm preços muitos superiores que consumimos na rotina, mas há excelentes opções que podem estar muito próximas dos preços que você já paga! Não custa dar aquela pesquisada para se “presentear” com um café que você já gosta, mas não consome na rotina por simplesmente não ter conferido o preço!

Redução na concentração de cafeína

Para quem tem problemas com dificuldade de dormir, insônia ou outros efeitos tipicamente associados à cafeína, dizer que qualquer café serve – ou deve ser evitado – está longe de ser verdade.

Um dos fatores que impactam a quantidade de cafeína na bebida é o tipo de grão: em geral, grãos do tipo arábica contam com menos concentração de cafeína do que grãos do tipo robusta.

Já os grãos descafeinados – que não são um tipo, mas resultado de um processo – eliminam mais de 95% da cafeína presente nos grãos. Por isso, é uma boa ideia

Novo hobby em potencial

Entre todos os motivos para escolher com base nas preferências, é que “a semente da curiosidade” tende a encontrar solo fértil em quem decide experimentar. O mundo do café é vasto – só no Brasil, os sabores e nuances são incontáveis! Por isso, este é um hobby que se incorpora facilmente à sua rotina. É a melhor forma de dizer que “qualquer café serve”: afinal, cada um virará uma nova experiência na sua jornada!

E para você? Uma boa xícara de café tem um efeito especial? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!