O que fazer com a borra do café?
Pegar o grão, moer (se já não for moída), colocar a água na temperatura certa, aguardar a extração e apreciar uma xícara perfeita faz parte do ritual de muita gente… O que pouco se fala, porém, é o que fazer com a borra do café que sobra após o processo!
A boa notícia é que há muitas coisas que podem ser feitas com o material restante da extração, sendo muito mais úteis e mais ecológicas do que simplesmente descartar no lixo todas as vezes.
No artigo de hoje, preparamos alguns dos principais usos para a borra do café, e temos certeza que você encontrará muitos outros na medida em que a incorporar em sua rotina! Confira:
Adubagem
Esse provavelmente é o uso mais popular da borra de café, e você provavelmente já ouviu falar sobre ele!
A adubagem com o pó do café já utilizado pode ser feita de uma maneira. A primeira é deixar que o café fermente por cerca de 60 dias antes de ser aplicado no solo, de forma que a sua fermentação não cause uma redução de nitrogênio na terra.
A outra opção é misturar 100 gramas da borra com um litro de água, borrifando em canteiros e vasos para uma dosagem mais equilibrada da mistura.
Repelente natural
O cheiro do café é uma das melhores sensações olfativas que a maioria das pessoas vivencia diariamente. Para muitos insetos, porém, essa experiência está longe de ser agradável.
Pulgas, formigas e outros seres que raramente queremos por perto evitam o cheiro do café, que pode ser borrifado, espalhado ou esfregado pelos caminhos que esses animais normalmente fazem, afastando-os dali.
É importante prestar atenção, porém, ao tipo da borra: se você passa o café junto com o açúcar, esfrega a borra e, em qualquer lugar vai atrair insetos, em vez de afastá-los!
Neutralização de maus odores
O café não só tem um aroma extremamente volátil, como absorve muito os aromas ambientais. Se eles forem ruins, utilizar a borra do café para eles é uma solução fácil, que evita o mau cheiro.
Isso pode ser utilizado em qualquer ambiente e, até mesmo, dentro da geladeira, utilizando a borra ou o café em pó.
Esfoliação da pele
Os grãos moídos do café são um ótimo esfoliante para a sua pele, retirando sujeira e células mortas da superfície.
Uma receita caseira eficiente é misturar a borra com água ou óleo de coco para esfregar sobre a pele suavemente, sem exagero de força.
Limpeza doméstica
De forma semelhante ao uso para esfoliação, as partículas do café são capazes de gerar um efeito abrasivo sobre as superfícies onde são esfregadas. Isso torna a borra do café excelente para a limpeza doméstica mais pesada.
Essa dica é ótima para superfícies seladas, mas nem tanto para superfícies porosas, como a madeira: nestes casos, a superfície pode absorver o café e gerar um efeito de escurecimento, que deve ser evitado.
Você já usou a borra do café para alguma dessas dicas, ou tem usos diferentes que não abordamos por aqui? Compartilhe com a gente nos comentários!