O Brasil é o país do café?
Há séculos a ideia de que o Brasil é o país do café permeia a cultura nacional. Não é sem motivos: o grão foi o principal produto de exportação nacional durante muitas décadas, sendo um personagem constante no desenvolvimento do país pós-imperial. Até hoje, ocupa um grande espaço na produção agrícola do país, tanto no que diz respeito à produção em volume, quanto no que diz respeito à busca por qualidade.
A ideia de que o Brasil é o país do café até compete com alguns vizinhos, sobretudo a Colômbia, no nosso imaginário. Mas a verdade é que quando o assunto é o consumo da bebida, nem o Brasil, nem a Colômbia e nem mesmo os países de origem africana da planta ocupam lugar de destaque.
Proporcionalmente, são os países ao norte da Europa que mais consomem a bebida per capita. Não é uma surpresa, afinal frio e café são um par perfeito!
É claro que isso não acaba com a ligação cultural que nosso país tem com a bebida, mas é sempre interessante saber quem são seus principais consumidores ao redor do mundo.
Para quem quer saber onde a ideia de que o Brasil é o país do café se encaixa na lista, estamos em 14º em consumo per capita – o que representa uma posição confortável entre os 10% que mais consomem no planeta!
1 – Finlândia
Já pensou em acordar todo dia em um dos locais mais frios do mundo? É por isso que os finlandeses consomem, em média, 225g de grão de café por semana, o que representa quase 12kg todos os anos! Por lá, utiliza-se um preparo semelhante ao café turco, sem coador, com uma torra geralmente clara.
2 – Noruega
A Noruega também é um país de grande tradição em café: estima-se que quase 8 a cada 10 cidadãos do país consomem a bebida em suas mais variadas formas, sendo o espresso um dos favoritos. São quase 10kg de grãos per capita todos os anos.
3 – Islândia
A Islândia é bastante conhecida por sua grande variedade de cafés pequenos, ideais para aquecer o corpo após alguma missão no frio do mundo exterior, que atravessa praticamente todo o ano. Isso resulta em uma média de 9kg de café por pessoa anualmente.
4- Dinamarca
Para manter robusta a lista de países escandinavos derrubando o título de que o Brasil é o país do café, a Dinamarca ocupa a quarta posição, com uma média per capita de 8,7kg de café anuais.
5 – Holanda
A Holanda carrega consigo não apenas o título de grande consumidora de café, mas também de protagonista no desenvolvimento global do mercado cafeeiro, estimado em suas colônias da época dos descobrimentos e da colonização no continente africano. Além da exploração agrícola em seus territórios externos, desenvolveu o hábito de consumir o café, com uma média impressionante de 8,4 kg de grão por pessoa todos os anos.
Você sabia que esses países formam o top 5 de consumidores de café no mundo? Claramente, há uma relação entre a bebida e um dia frio. Uma boa dica é pesquisar sobre as formas como o café é consumido nestes locais para inspirar-se!