Melhore as vendas de café otimizando processos.
O café é um produto altamente consumido, e mesmo assim, alguns estabelecimentos não atingem todo o potencial de venda de café, e muitas vezes isso se deve a pequenos detalhes que não recebem a devida atenção. Hoje em dia, quase ninguém, toma o café da manhã em casa, a grande maioria prefere um cafezinho ou uma refeição rápida na rua, antes do trabalho, logo, há muitos clientes ai fora esperando ser conquistados pelo seu negócio.
A seguir vamos explanar sobre algumas dicas e pequenas mudanças que você pode fazer em seu negócio que, sem dúvida, vão alavancar a venda de café.
1 – Qualidade: ofereça a seus clientes um produto de qualidade e diferenciado, aqui na Baristo você encontrará a máquina perfeita para o seu negócio, assim como, uma grande variedade de produtos e sabores de alta qualidade, que certamente fará a diferença na venda do café.
2 – Atendimento: Pior que um café ruim, é um atendimento ruim. O Atendimento representa uma parcela gigantesca do sucesso ou do fracasso de seu negócio. Ter uma equipe treinada, que conheça bem os produtos vendidos, e saiba explicar para o cliente o que são e como são preparados, é fundamental. Em muitos negócios, a qualidade do produto é ótima, mas perdem o cliente no atendimento, não cometa esse erro. A Baristo oferece treinamento para sua equipe ficar afiada e entender tudo sobre os produtos ofertados.
3 – Crie combos: Isso ajuda a otimizar a venda do café e grande parte dos clientes gostam. Quem resiste a um café acompanhado de um pão de queijo ou de um pedaço de bolo, ou mesmo, o pãozinho francês na chapa? Quase ninguém, essa tática, além de aumentar a venda do café, vai aumentar a venda de outros produtos, aumentando o seu lucro e a rotatividade dos produtos em seu comércio.
5 – Atualize-se: Atualmente o mercado é exigente, não adianta ter um excelente produto e uma ótima equipe, se não houver uma atualização periódica de suas campanhas e estratégias de marketing. Coloque material publicitário em suas mesas em displays, ou mesmo folhetos, explicando para esse cliente o que são e quanto custam seus produtos. Outra dica válida é colocar nos displays fotos dos combos ou do produto que você precisa vender mais. Isso estimula a compra, e muitas pessoas não sabem o que pedir, o display dá a elas uma ideia, porém, seja fiel ao seu produto, não adianta colocar uma grande xícara de cappuccino, com espuma decorada se não é isso que você oferece. Se você fizer isso, e chegar à mesa um produto muito inferior ou diferente, a experiência do cliente será de frustração e ele se sentirá enganado.
6 – Aumento de vendas: Depois de todas essas mudanças, você pode notar que as vendas de café não subiram como você gostaria, e o motivo é simples, existem milhares de lugares com bons produtos e bom atendimento, alguns podem estar próximo do seu negócio. Você precisa oferecer diferencias além da excelência do produto, do bom atendimento e de boas estratégias de marketing. Invista em uma decoração elegante para o seu negócio, as pessoas gostam de ficar em lugares bonitos e agradáveis, ofereça wi-fi grátis, muitas pessoas adoram trabalhar ou estudar em cafeterias, principalmente em grandes cidades ou centros comerciais e, normalmente, ficam mais de uma hora no local, com isso, as suas chances aumentar a venda de café, assim como de outros produtos aumentam.
7 – Fidelize: Uma boa técnica de fidelização é o cartão do cliente, crie um cartão que acumule pontos, quanto mais consumir em seu negócio, mais pontos acumulam, e depois poderão trocar esses pontos por produtos promocionais, como uma caneca bonita com a sua logo, ou algo que remeta ao seu negócio, vale até frases motivacionais, isso cria engajamento com a sua marca e seu negócio. Caso não queira disponibilizar esses produtos promocionais, o cartão pode funcionar como meio de ganhar desconto em compras futuras. Além disso, com esse tipo de cartão, você consegue criar um excelente histórico de consumo de seus clientes e saber o que vende mais para cada perfil de cliente, isso lhe ajudará na elaboração de suas campanhas de marketing e a aumentar a venda de café e de outros produtos.
Agora que você já aprendeu todas essas dicas legais para aumentar a venda de café, visite o site da Baristo e conheça nossos produtos, assim como nosso blog, que está cheinho de ideias e posts bacanas para ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais.