Latte Art: vale a pena investir na apresentação?

A Latte Art é uma daquelas habilidades intimamente relacionadas ao mundo do café, mas que nem sempre recebe a merecida atenção. Para além da questão meramente estética, sua aplicação é demonstração de cuidado e carinho a cada nova bebida.

Para muitos negócios, a Latte Art é uma daquelas opções que acaba sem receber a chance de ser aplicada, mas dar o primeiro passo pode ser mais simples (e útil) do que parece. Se o seu negócio ainda não utiliza a Latte Arte, confira este texto que preparamos com base na experiência de nossos clientes!

O valor de uma boa apresentação

A vantagem óbvia da Latte Art é a apresentação do seu café. Não é nenhum mistério entender como isso acontece. O que muita gente desconsidera, porém, é que a simples percepção de que foi investido trabalho manual naquela bebida transforma o quanto a pessoa valoriza seu café.

Isso porque a bebida passa a carregar uma mensagem de que uma pessoa dedicou tempo e esforço para tornar aquela xícara mais especial. Por consequência, cria-se uma relação de conexão entre o cliente e o estabelecimento.

Latte Art simples também valoriza a experiência

Engana-se quem pensa que a Latte Art precisa ser sofisticada e complexa para gerar um efeito positivo no cliente. Como mencionamos anteriormente, é a percepção de carinho e atenção que gera a maior parte dos efeitos positivos relacionados a esse assunto. Muitas vezes, formas simples são a melhor forma de valorizar o seu cliente!

Dicas para começar na Latte Art

Se você quer iniciar na Latte Art no seu estabelecimento – e até mesmo por hobby – aqui vão algumas dicas úteis para acelerar o processo:

Conheça o funcionamento do seu equipamento

Essa é uma dica um tanto óbvia, mas frequentemente ignorada. Por exemplo: se você tem um equipamento para espumar o leite, e provavelmente terá efeitos um pouco diferentes do que o utilizado em algum vídeo, tutorial, ou treinamento que você tenha visto. Conhecer as especificidades dos seus equipamentos faz toda a diferença para evitar frustração.

Busque sempre o contraste

Uma das grandes belezas da Latte Art é a relação entre o café escuro e o leite claro, com todas as possibilidades intermediárias que a mistura de ambos traz à xícara. Entender como os líquidos se misturam e como a sua interação com a bebida altera os tons é onde algo simples se torna incrível.

Desenvolva a sensibilidade para por o leite corretamente

Por incrível que pareça, o simples ato de por o leite sobre o café é uma das partes mais complexas da Latte Art. Essa técnica permite misturar sem tornar a bebida homogênea, mantendo o contraste e o sabor corretos para a sua bebida. Essa é uma técnica que exige prática. Então, prepare-se para passar um bom tempo colocando leite sobre o café!

Nunca coloque o sabor em segundo lugar

O mais importante de tudo é entender que a Latte Art tem a função de valorizar a experiência sensorial do café, que também se completa no aroma e no sabor! Evite tornar toda a experiência relacionada ao visual para ter o equilíbrio perfeito entre a arte que existe sobre o café e a arte que existe dentro de toda a xícara!