Filtro de café branco e filtro de café natural: Qual a diferença?
Você já foi comprar insumos para café e ficou na dúvida sobre qual a diferença entre o filtro de café branco e o filtro de café natural no sabor final do seu café? Na medida em que mais destes filtros de tons marrons foram surgindo no mercado, a dúvida de muitos consumidores foi surgindo, e nem sempre houve uma resposta clara para isso.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença no processo de fabricação de um filtro de café branco e o filtro de café natural, as diferenças práticas para o consumidor e, principalmente, as informações para você saber aproveitar o máximo de qualquer que seja o filtro que você escolher!
Confira o artigo, e não esqueça de deixar seu comentário sobre suas preferências!
Processo de alvejamento
A principal diferença em relação à fabricação no filtro de café branco e no filtro de café natural é a chamada etapa de alvejamento. Embora ambos sejam feitos de papel, o filtro branco passa por este processo, que consiste na aplicação de produtos químicos, como o cloro.
Esse processo, além de embranquecer a fibra, torna o filtro mais puro, com menos resíduos típicos da celulose.
Como o filtro marrom não passa por este processo, ele é considerado mais ecológico, mas mais rico em partículas que não necessariamente são desejadas na extração da bebida.
A escolha pelo filtro de café branco ou filtro de café natural impacta no sabor?
Sim, existe diferença no sabor final de cada filtro, principalmente se ele não for escaldado. Como mencionado no tópico anterior, a principal diferença entre o filtro de café branco e o filtro de café natural é a ausência do processo químico que alveja o material. Essa ausência deixa um sabor de celulose mais presente no café final.
O processo de alvejamento faz mal para o organismo?
Apesar do medo que a ideia de um “processo químico” possa causar para algumas pessoas, já é comprovado que não há efeitos danosos para o organismo humano decorrentes dessa etapa nos filtros de café.
Há diferença na filtragem final?
Não. Como ambos os filtros são feitos do mesmo material, a filtragem em si não é impactada pelo fato do filtro ser ou não alvejado durante o seu processo de fabricação.
Dicas adicionais
Como já mencionamos, o filtro de café natural não passa pelo processo de alvejamento. Embora isso seja mais ecológico, isso também significa que ele terá um sabor de papel mais marcante – mais especificamente, o sabor da celulose estará mais presente no item.
Como consequência, é interessante escaldar o filtro natural com mais atenção – ou até mesmo repetir o processo, de forma a reduzir a concentração deste sabor de celulose.
Além disso, tanto no filtro branco quanto no natural, é importante investir em qualidade: isso garante uma extração correta e segura para aquele cafezinho com o equilíbrio perfeito que você tanto deseja!