Erros para evitar na hora do delivery

A necessidade de entregar comida chegou quase que como um efeito colateral para boa parte dos empreendimentos do setor de hospitalidade sobreviverem à pandemia. Em meio a isso, ouvimos muitas histórias de parceiros que tiveram seu movimento dramaticamente reduzido, e compartilharam alguns dos aprendizados que obtiveram ao longo deste período tão incomum.
Em nossa missão de fortalecer cada vez mais empresas para retornarmos todos firmes e fortes quando isso tudo passar, compilamos os 5 relatos mais comuns de erros que as pessoas geralmente cometem, para que você saiba o que evitar na sua vez!

  1. Investir muito em divulgação e pouco em relacionamento
    Muita gente pensa que as redes sociais são máquinas de clientes, nas quais você investe dinheiro e ela traz retorno imediato. Na prática, é muito diferente: pessoas reagem aos seus anúncios, mas se tornam clientes recorrentes através de relacionamento.
    Por isso, publicações com a rotina do estabelecimento, com interação com público e com informações que não necessariamente queiram vender algo constroem um relacionamento duradouro, que gera clientes a longo prazo. Assim, seu investimento em divulgação se tona mais duradouro!
  2. Apegar-se à primeira versão oferecida
    A gente sabe que aquela primeira versão de cardápio deu trabalho para ser desenvolvida. Mesmo assim, é improvável que ela seja a solução perfeita.
    Por isso, é essencial testar novas organizações, fotos e textos, bem como novos itens no menu. Buscar a melhoria levará você a uma compreensão muito clara do que funciona melhor em seu negócio de delivery.
  3. Tentar abranger mais do que você é capaz de atender
    Essa é uma das principais dicas para quem quer se aprofundar no delivery: é muito mais eficiente oferecer poucas coisas nas quais seu negócio é bom, do que oferecer um infinidade de itens que acabam não sendo tão bons assim, por falta de mão de obra disponível para executar tanto.
    Normalmente, a plataforma na qual a pessoa comprará os itens já é responsável por variedade. Não há como você suprir tudo isso sozinho. Foque em ser o melhor naqueles poucos itens antes de tentar expandir!
  4. Não interagir com avaliações ou interagir de forma negativa
    Não ignore as avaliações que o público oferece depois de fazer um pedido e muito menos responda com grosseria quando discordar da posição!
    As avaliações são o local para você entender a recepção sobre o seu serviço, e cada uma delas é verdadeiramente valiosa. Além disso, demonstrar este tipo de atenção para os clientes gera uma impressão positiva, que constrói um relacionamento mais duradouro.
  5. Investir apenas em novos clientes
    Outro erro muito comum para quem já começou a investir em marketing digital é acreditar que seu investimento deve ser sempre em novos clientes nas redes sociais. Você deve saber que, na prática, quem sustenta um negócio de hospitalidade são os clientes recorrentes – e não é diferente no delivery. Falar com alguém que já conhece e gosta do que você oferece tem muito mais chances de gerar uma venda do que se reapresentar para um novo usuário. Isso reduz o custo de conversão e ajuda a “financiar” a captação de novos clientes, que – por sua vez – se tornarão mais facilmente convertidos ao longo do tempo!

Prestar atenção a estes detalhes pode ser definidor para o seu negócio via delivery: se você perceber algum comportamento do tipo, não tenha medo de aplicar as mudanças e se poupe de passar pelo aprendizado da forma amis traumática!