Erros para evitar na hora do delivery
A necessidade de entregar comida chegou quase que como um efeito colateral para boa parte dos empreendimentos do setor de hospitalidade sobreviverem à pandemia. Em meio a isso, ouvimos muitas histórias de parceiros que tiveram seu movimento dramaticamente reduzido, e compartilharam alguns dos aprendizados que obtiveram ao longo deste período tão incomum.
Em nossa missão de fortalecer cada vez mais empresas para retornarmos todos firmes e fortes quando isso tudo passar, compilamos os 5 relatos mais comuns de erros que as pessoas geralmente cometem, para que você saiba o que evitar na sua vez!
- Investir muito em divulgação e pouco em relacionamento
Muita gente pensa que as redes sociais são máquinas de clientes, nas quais você investe dinheiro e ela traz retorno imediato. Na prática, é muito diferente: pessoas reagem aos seus anúncios, mas se tornam clientes recorrentes através de relacionamento.
Por isso, publicações com a rotina do estabelecimento, com interação com público e com informações que não necessariamente queiram vender algo constroem um relacionamento duradouro, que gera clientes a longo prazo. Assim, seu investimento em divulgação se tona mais duradouro! - Apegar-se à primeira versão oferecida
A gente sabe que aquela primeira versão de cardápio deu trabalho para ser desenvolvida. Mesmo assim, é improvável que ela seja a solução perfeita.
Por isso, é essencial testar novas organizações, fotos e textos, bem como novos itens no menu. Buscar a melhoria levará você a uma compreensão muito clara do que funciona melhor em seu negócio de delivery. - Tentar abranger mais do que você é capaz de atender
Essa é uma das principais dicas para quem quer se aprofundar no delivery: é muito mais eficiente oferecer poucas coisas nas quais seu negócio é bom, do que oferecer um infinidade de itens que acabam não sendo tão bons assim, por falta de mão de obra disponível para executar tanto.
Normalmente, a plataforma na qual a pessoa comprará os itens já é responsável por variedade. Não há como você suprir tudo isso sozinho. Foque em ser o melhor naqueles poucos itens antes de tentar expandir! - Não interagir com avaliações ou interagir de forma negativa
Não ignore as avaliações que o público oferece depois de fazer um pedido e muito menos responda com grosseria quando discordar da posição!
As avaliações são o local para você entender a recepção sobre o seu serviço, e cada uma delas é verdadeiramente valiosa. Além disso, demonstrar este tipo de atenção para os clientes gera uma impressão positiva, que constrói um relacionamento mais duradouro. - Investir apenas em novos clientes
Outro erro muito comum para quem já começou a investir em marketing digital é acreditar que seu investimento deve ser sempre em novos clientes nas redes sociais. Você deve saber que, na prática, quem sustenta um negócio de hospitalidade são os clientes recorrentes – e não é diferente no delivery. Falar com alguém que já conhece e gosta do que você oferece tem muito mais chances de gerar uma venda do que se reapresentar para um novo usuário. Isso reduz o custo de conversão e ajuda a “financiar” a captação de novos clientes, que – por sua vez – se tornarão mais facilmente convertidos ao longo do tempo!
Prestar atenção a estes detalhes pode ser definidor para o seu negócio via delivery: se você perceber algum comportamento do tipo, não tenha medo de aplicar as mudanças e se poupe de passar pelo aprendizado da forma amis traumática!