Qual erro você comete na hora de fazer café?

Fazer uma boa xícara de café é um momento de prazer para todos os apreciadores da bebida. Em teoria, o processo é super simples: aquecer a água, utilizá-la no pó do café, esperar a extração terminar e aproveitar a dose.

Para todo mundo que já passou uma boa cota da bebida, porém, o resultado nem sempre é esse. Mesmo quem tem experiência no café está sujeito a errar a extração e perceber que a bebida não ficou, nem de longe, tão boa quanto esperava.

Há vários motivos para que isso aconteça. No artigo de hoje, abordaremos alguns dos principais erros que cometemos ao fazer café, explicando como evitar o problema. Confira:

Uso de água fervente

Muita gente passou a vida seguindo a máxima de que se espera a água ferver na chaleira para despejá-la sobre o pó de café. Essa é uma visão muito comum, e muitas vezes está ligada a uma memória afetiva. Mas na prática ela não é uma técnica tão boa assim.

Embora a água fervente não chegue a queimar o café, como algumas pessoas afirmam, o tipo de extração obtido a uma temperatura tão alta tende e não ser eficiente com alguns dos aromas mais complexos e interessantes da bebida.

Para a maioria das técnicas de extração, a água em torno de 90º Celsius está na temperatura ideal para um equilíbrio de tudo que aquele grão pode oferecer. Isso significa 10 graus a menos do que a temperatura de fervura. Por isso, se a chaleira está borbulhando enquanto você lê isso, vale a pena esperar uns minutinhos!

Uso de água de má qualidade

Um dos principais erros na hora de fazer café, sem dúvidas, é usar água inadequada para isso. E você muito provavelmente já cometeu esse erro algumas vezes, mesmo sem perceber. Trata-se do velho hábito de pegar a água da torneira comum, não filtrada.

O café é bastante sensível a gostos e aromas, e a água comum pode carregar características bem marcantes, seja por questões orgânicas ou pela adição de cloro, que alteram o sabor da bebida final. Em geral, utilizar água com uma boa filtragem é a melhor opção!

Moagem incorreta para o método de preparo

Após começar a se aprofundar no mundo dos cafés, muita gente segue os passos clássicos: comprar um moedor e diferentes grãos para iniciar a própria moagem da bebida. A ideia é ótima, mas pode dar origem a outro dos erros na hora de fazer café: a moagem errada para o tipo de bebida.

Um espresso, por exemplo, precisa de um pó super fino, que nem todo tipo de moedor é capaz de atingir. Por outro lado, um prensa francesa precisa de uma moagem mais grossa, sob o risco de contar com muito pó de café e amargor na bebida final. 

Por isso, é importante dar atenção ao tamanho correto da moagem para ter certeza que você é capaz de fazer a extração certa.

Polêmica bônus: dá para colocar açúcar no café?

Para muitos, o número um entre os erros na hora de fazer café; para outros, a única forma de beber uma dose. Adoçar o café é uma polêmica e tanto para muitos, e não somos nós que vamos dizer o que é certo ou errado.

A nossa opinião é uma só: a vida é curta demais para proibir as pessoas de beberem café do jeito que preferem! Se você prefere o adoçado e simplesmente não suporta café sem açúcar, tudo bem! Mas se for receber alguém da Baristo para um cafezinho da tarde, por favor, não adoce a nossa dose antes de perguntar!