Como oferecer uma experiência de café diferenciada?

Oferecer uma experiência de café diferenciada vai muito além de um mero detalhe. Pode ser a diferença entre o retorno ou não de um cliente ao seu estabelecimento!
Neste artigo, preparamos algumas dicas para você criar esta experiência e tornar-se inesquecível para quem provar o seu café! Confira:


Compartilhe o que é aquela experiência
Oferecer uma experiência de café diferenciada começa pelo que há de mais simples: conversar com o cliente. Simplesmente conte para ele que grão é aquele, de onde vem, quais as características, qual o método de extração…
Na velocidade do cotidiana, raramente temos tempo de entender a origem daquilo que consumimos, e recebermos este tipo de aproximação torna a experiência muito mais memorável.

Se possível, demonstre na prática
É claro que nem todo local pode servir o café na frente do cliente, em função da estrutura. Mas, se for possível, acrescente isso ao momento. Explicar sobre o café enquanto você demonstra cria uma experiência de café diferenciada e empolgante, valorizando muito aquela xícara.
Quando acrescentada à dica anterior, essa prática é capaz de fazer a experiência ser lembrada por anos!

Ofereça um ambiente diferenciado
Essa já é uma máxima no mundo da gastronomia: a experiência está além do prato. Quando se trata de oferecer uma experiência de café diferenciada, o mesmo também vale para a xícara. Há muito mais além daquele pequeno item que faz parte da experiência.
Um ambiente interessante, com um clima reconfortante, sons agradáveis e motivos para ser lembrado faz toda a diferença e se soma em relação ao café. Esta é, aliás, uma característica essencial: associamos o café e seus aromas à memória afetiva, pois normalmente nos liga à família, ao conforto e a momentos de prazer. Associar isso ao seu espaço físico cria uma sinergia que certamente fará aquele cliente retornar.

Eduque e aprenda
Em nossa empresa, saber sobre café é inevitável. Não é incomum, desta forma, que acabemos engajando em conversas com as pessoas que preparam e servem café ao longo de reuniões, visitas amistosas ou, até mesmo, encontros com amigos.
Perceber que o profissional realmente entende do assunto gera uma experiência de café diferenciada e, até mesmo, desejo de provar outras opções do cardápio. E a via oposta também é verdadeira: ver que a pessoa está interessada no que compartilhamos também dá pontos positivos para a experiência, uma vez que sugere que aquele é um local que busca se desenvolver. O resultado é que provavelmente voltaremos de volta para ver o que foi aprendido!

Não esqueça do primordial
De nada adianta oferecer uma experiência arquitetonicamente linda, cheia de informações, discursos e performance se, no final das contas, o café servido não tiver a qualidade necessária para ser memorável.
Lembre-se que todas essas dicas só funcionam se estiverem solidamente apoiadas sobre a qualidade dos insumos e o conhecimento técnico para servir um café de alta qualidade.
Ter os parceiros certos para isso é absolutamente fundamental – e não é necessário dizer que a Horeca é perfeita para a melhor experiência que você pode oferecer!

E você, que técnicas utiliza para criar uma experiência de café inesquecível para o seu cliente?