Como iniciar no mundo dos cafés especiais?
Se você já conhece um pouco, ou quer iniciar no mundo dos cafés especiais, já deve saber que, aqui na Baristo, vivemos café a cada momento! O que isso significa é que, além de vendermos insumos, buscamos aperfeiçoar nosso conhecimento sobre o assunto, pois ele realmente nos interessa.
Na verdade, conhecer essa bebida e, em especial, os cafés especiais, lembra um pouco a trajetória da apreciação do vinho: há muito o que se explorar e, principalmente, aproveitar nas diferentes nuances que se pode experimentar!
Hoje vamos falar um pouco sobre cafés especiais, e como iniciar a apreciar esse mundo tão vasto! Confira!
Afinal, o que torna um café “especial”?
A terminologia de “cafés especiais” faz parte de uma metodologia de avaliação. Mais precisamente, é a Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association, a SCA. Trata-se de uma avaliação global, que segue uma série de critérios que resultam em uma pontuação de 0 a 100.
Para que um café seja considerado da categoria “especial”, é necessário que marque, ao menos, 80 pontos na escala da SCA. Se não obtiver essa pontuação, ele não pode ser considerado como parte da categoria.
É importante destacar que essa é uma categoria diferente daquela que se utiliza no Brasil para definir um café tradicional, superior ou gourmet. Essa é uma outra escala, nacional, definida pelo Programa de Qualidade do Café. Vale destacar que nada impede que um café especial esteja enquadrado nos dois programas como Especial e Gourmet!
Quais são os atributos avaliados em cafés especiais?
Ao avaliar cafés especiais, a SCA baseia sua pontuação em uma série de características. A listagem vai desde características da produção dos grãos, como a uniformidade do lote e a ausência de defeitos, até as tradicionais características de degustação, como fragrâncias, doçura, acidez, sabor, corpo, finalização e harmonia.
Além disso, há um toque subjetivo na avaliação, que é o critério do conceito final. O conceito final é a impressão geral que o avaliador teve sobre aquela bebida, contribuindo para a nota.
Se você quiser experimentar o café por conta própria, sua opinião é seu próprio conceito final! Com o tempo, você terá uma série de conceitos a serem atribuídos a diferentes cafés!
O ponto central é que o que um café especial sempre é baseado em um grão com boas características em todos os âmbitos, e dá a certeza para o comprador de que aquela é uma boa escolha. Não é necessário ser um especialista no assunto: é um selo de qualidade que especialistas que dedicam a vida a isso oferecem para você!
Como começar a explorar os cafés especiais?
Uma das grandes vantagem de apreciar cafés especiais, é que seu acesso é razoavelmente fácil, e muitas diferenças já são notadas na primeira xícara. Outra vantagem para quem está no Brasil, é que existem produtores muito premiados, de qualidade excepcional, que oferecem um mundo de opções!
Na Baristo, por exemplo, temos a parceria com o Café Orfeu, um dos mais destacados em todo o mundo em termos de qualidade. Além disso, o custo-benefício é um fator de grande destaque, pois oferece um enorme ganho de qualidade.
O melhor de tudo é que cliente Baristo recebe condições únicas para cafés especiais da Orfeu!