Como guardar café em casa do jeito certo?
Se você está se aprofundando no mundo do café, já deve ter ouvido falar que a forma como ele é armazenado faz toda a diferença. É verdade que existem formas de guardar café em casa que são, sim, muito mais benéficas para a conservação das características e aromas daquele grão do que outras.
Mas se você não sabia disso e começou a ter preguiça só de pensar em mudar sua rotina com o café, não precisa se preocupar: a maioria destas boas práticas é extremamente fácil de se manter!
Além disso, você não precisa aplicar todas de uma só vez: cada hábito positivo de guardar café em casa significa mais pontos de conservação a seu favor!
Os principais inimigos do armazenamento
Para entender como guardar café em casa do jeito certo, é importante saber que o café possui alguns “inimigos” para a sua conservação. Infelizmente, são elementos bastante presentes na sua casa, mas alguns hábitos simples solucionam o problema.
Estes inimigos são a umidade, a luz, o calor e o ar. Conhecendo estes quatro, você já pode ter uma boa ideia de coisas que você deve fazer, certo?
Vamos abordar algumas das polêmicas mais comuns sobre a conservação do café, para ajudar a esclarecer quais são as melhores práticas dentro de casa!
Na geladeira ou fora dela?
Essa provavelmente é a dúvida número um para quem quer saber como guardar café em casa do jeito certo. A resposta certa é que o café deve ser guardado fora da geladeira.
Em primeiro lugar, a geladeira tende a circular partículas de produtos que estão dentro dela. Do outro lado, o café é excepcional em absorver aromas. Desta forma, seu café herdará alguns destes aromas que você não gostaria que estivessem nele!
Além disso, deixar o grão ou o pó gelado compromete sua capacidade de extração correta, levando a uma bebida diferente do esperado na hora do consumo.
Em grão ou moído?
Essa é uma questão bastante particular, em termos de custo-benefício, mas é inegável que o café em grãos, moído na hora de extração, é capaz de armazenar muito melhor os aromas e sabores planejados para aquela bebida.
O motivo é simples: lembra quando falamos sobre como o ar impacta negativamente o armazenamento? O café já moído tem muito mais área de contato com o ar, o que o faz oxidar mais rápido, perdendo suas características originais.
A embalagem correta
De preferência por manter seu café em casa em embalagens bem seladas, com pouca troca de ar em relação ao exterior e, de preferência, não transparente, para evitar o contato com a luz e os raios UV. Muitas pessoas utilizam a boa técnica de manter o saco original com a ponta amarrada, dentro de uma lata.
Os riscos de manter perto da cafeteira
Outro erro muito comum é deixar seu café em grão ou em pé praticamente colado na cafeteira, por uma questão de organização. Lembre-se que a cafeteira libera vapor e calor, que são dois dos inimigos do jeito certo de guardar café em casa! Considere se seu produto está bem protegido para aliar a praticidade à longevidade da qualidade da sua bebida.