Como armazenar café da forma correta?
Algo que não ocupa muito tempo dos consumidores comuns, mas que pode levar os mais fanáticos por café a perderem noites de sono, é como armazenar café da forma correta. Para quem está de fora do mundo do café, a dúvida pode parecer estranha, mas a verdade é que há várias coisas que impactam no sabor do café durante o armazenamento, e não custa saber um pouco mais sobre elas!
No artigo de hoje, preparamos algumas respostas sobre como armazenar café da forma correta, garantindo que você possa provar a bebida da forma mais próxima daquilo que adquiriu! Confira:
Dentro ou fora da geladeira?
Essa é uma questão que permeia residências, restaurantes, cafeterias e praticamente todo local que ofereça café. O fato é que muitas pessoas consideram que a geladeira auxilia na conservação das características originais do grão, mas na prática não é bem assim.
O café altera suas propriedades em temperaturas extremas, e a geladeira pode se aproximar deste ponto. O congelador, por sua vez, é ainda pior.
Além disso, na geladeira circula umidade e diferentes odores, que o café tende a absorver – especialmente se estiver exposto. Isso impacta no sabor final da bebida.
O ideal é conservar em local de temperatura amena, sem grandes variações e sem cheiros fortes!
Aberto ou fechado?
Essa é uma dúvida cuja resposta não tem polêmica alguma! Não há dúvidas de que armazenar café da forma correta envolve manter o recipiente fechado. Mais do que isso: o recipiente deve ser fechado e com a menor quantidade possível de ar circulando internamente!
Além de absorver os odores ao seu redor, o café sofre um processo de oxidação quando está em contato com o ar. Isso altera as propriedades do café, e é ainda mais intenso nos casos dos grãos já moídos.
Tamanhos preferenciais de pacote
Especialmente para casos domésticos, ou aqueles em que o consumo de café é pequeno, dê preferência por porções menores. Justamente em decorrência da oxidação mencionada no tópico anterior, pacotes grandes que não são consumidos ficam mais tempo em contato com o ambiente, e sofrem mais degradação em decorrência disso.
Por isso, prefira pacotes que sejam consumidos mais rapidamente no cotidiano, de forma que você nunca tenha café muito antigo parado!
Moer na hora ou guardar moído?
Se você adquire café em grãos ainda não moídos, provavelmente já sabe dessa dica, mas é claro que não custa reforçar. Se você tem o hábito de moer seu próprio grão, moa apenas a quantidade que utilizará a cada extração.
Isso preservará a maior quantidade possível de grãos intactos, reduzindo o processo de oxidação e a velocidade de alteração do sabor.
O que evitar no seu café?
Além dessas dicas básicas, armazenar café da forma correta envolve evitar alguns fatores problemáticos para as características do grão. Umidade, luz, calor extremo e circulação de ar fazem diferença no sabor final, que você deve evitar a qualquer custo.
Com estas dicas simples, fica muito mais fácil manter o sabor que você escolheu ao optar pelo seu grão!