Café no ambiente de trabalho aumenta a produtividade?
A discussão para saber se o café no ambiente de trabalho aumenta a produtividade está longe de ser nova. Desde muito antes do trabalho ser consolidado da forma como é atualmente, o café já era utilizado como um tônico para energizar e estimular as tarefas necessárias ao longo da rotina.
Em tempos mais modernos, entender se ele ajuda ou não a produzir mais se tornou uma questão importante e um tanto controversa. Um estudo realizado pela Staples Advantage Canadá no ano de 2014, porém, ajudou a entender melhor qual é a situação.
Afinal, o café no ambiente de trabalho aumenta a produtividade? É o que vamos entender!
Opiniões para todos os lados
Assim como praticamente tudo na vida, há quem defenda que o café no ambiente de trabalho aumenta a produtividade, enquanto outras pessoas apresentam argumentos contrários à ideia.
Para quem acredita que o café é, na verdade, um inimigo do alto desempenho, a maioria das ideias gira em torno do fato de que o tempo gasto pelas pessoas fora da posição de trabalho não é compensado por um eventual ganho de produtividade.
Já quem acredita no papel do café, a percepção vem da sensação de energia e disposição que surge após uma boa xícara de café. Além disso, muitos argumentam que as pausas ocasionais fazem parte de qualquer expediente de trabalho, como uma forma de recompor-se do cansaço para seguir de forma mais produtiva.
Felizmente, há pesquisas que buscam entender qual é a realidade do impacto no café em relação à produtividade, e é nela que nos baseamos!
O que revelou a pesquisa?
A entrevista revelou alguns dados importantes para entender se o café no ambiente de trabalho aumenta a produtividade. Em sua avaliação, 96% dos trabalhadores de escritório disseram consumir café regularmente no trabalho.
Além disso, 82% deles disseram que o café os deixa mais dispostos e bem-humorados. Isso ajudou a constatar que, apesar da pausa feita para o consumo de café, o aumento da disposição é mais benéfico para a produtividade do que uma rotina sem o cafezinho.
Pode-se perceber, ainda, que um percentual tão grande de pessoas já acostumadas com a bebida em sua rotina poderiam sofrer com a falta do café como companheiro diário para suas atividades.
Benefícios adicionais indiretos
Outra utilidade importante relacionado ao fato de se o café no ambiente de trabalho aumenta a produtividade é a sua capacidade de favorecer o diálogo e o entrosamento entre colegas de trabalho que não costumam interagir nas suas atividades diárias.
Isso impacta em uma troca de informações e agilização das atividades internas da empresa, com comunicação favorecida entre todos!
E você, considera o café parte essencial da sua rotina de trabalho? Comente o que acha aqui embaixo do artigo e conte a sua experiência com a produtividade do café!