Vale a pena oferecer café em cápsula no seu negócio?
Cada vez mais popular em negócios e nas casas, o café em cápsula no seu negócio pode ser um ponto positivo para a praticidade, mas um passo em direção oposta à forma “clássica” de se servir café.
Como praticamente todas as decisões que envolvem o mundo do café, não existe uma opção certa ou errada. Há, porém, aspectos positivos e negativos que você deve considerar ao fazer esta escolha, e é exatamente isso que elencamos no artigo de hoje.
Confira as vantagens e desvantagens de oferecer café em cápsula no seu negócio e considere quais características são mais importantes para a sua operação para fazer a escolha perfeita!
Vantagens de oferecer café em cápsula no seu negócio
Entre as principais vantagens de oferecer café em cápsula no seu negócio, destacam-se:
Agilidade de serviço
Poucos métodos de extração de café são tão práticos quanto o uso das cápsulas, sobretudo quando se considera uma extração ao estilo espresso. Não é necessário investir tempo em moagem, preparo e extração. Basta inserir o cápsula, apertar o botão e levar a bebida ao cliente – simples assim!
Padronização da bebida
No mundo das cafeterias, uma das principais preocupações existentes em qualquer serviço é a padronização da bebida. Atrair e manter um cliente é algo intimamente ligado à ideia de que seus clientes saibam o que esperar do seu serviço e encontrem este nível de qualidade por lá.
Utilizar as cápsulas de café significa padronização sem um grande esforço de controle. Afinal, são os lotes de café e a metodologia da máquina que mantêm uma qualidade constante ao longo do tempo, tirando essa responsabilidade do seu caminho.
Operação simples
Uma operação simples significa menos dificuldade de aprendizagem por parte de novos funcionários. Por consequência, isso representa menos tempo e custos em treinamento, além de exigir uma menor especialidade das pessoas que operam a máquina.
Em outras palavras, leva bastante tempo e prática para alguém extrair um excelente espresso. Mas leva apenas alguns minutos para que alguém aprenda a inserir uma cápsula em uma máquina automática e aperte o botão da extração.
Desvantagens de oferecer café em cápsula no seu negócio
Do outro lado da balança, há os aspectos negativos da decisão. Entre eles, destacam-se:
Terceirização do controle de qualidade
Se, por um lado, não precisar controlar a padronização da extração é uma vantagem, não poder avaliar previamente a qualidade do café é uma desvantagem. Obviamente, este é um problema que pode ser reduzido com fornecedores de qualidade. Ainda assim, é algo a se considerar, se você prima pelo controle de cada detalhe.
Pouco espaço para otimização da receita
Há muito pouco que se pode adaptar e aperfeiçoar na extração do café com cápsulas. Em geral, pode-se ajustar a quantidade de água e um ou outro detalhe adicional. Não se pode, porém, personalizar cada detalhe, como em uma máquina de café espresso.
Variedades limitadas à oferta
É bem verdade que há cada vez mais opções de cápsulas de café para serem utilizadas. Ainda assim, essa variedade não chega perto da infinidade de opções de grãos, torras e nuances que temos nos formatos mais abertos de obtenção de café. Desta forma, seu negócio fica “limitado” às opções que as marcas oferecem, não podendo exercer a criatividade e inventividade de blends..