fbpx Skip to content

A arte do preparo de um bom café espresso

café espresso

Café espresso, delicioso e pronto para saborear. Conquista admiradores em todo o mundo. Esteja pronto para apreciar a experiência do sabor. E não é à toa: ele demanda todo um ritual que começa já na moagem do grão, na forma de prensagem do pó no filtro, na temperatura, pressão e tempo para sua retirada. Para os peritos, ele é a verdadeira quintessência do café, a forma de preparo que mais ressalta a riqueza de suas notas aromáticas que tão bem se combinam ao creme aveludado. Conheça as características que fazem com que o café espresso seja visto como uma verdadeira arte.

Técnica de preparação prevê medidas bastante exatas

Quem pede um café espresso na cafeteria não tem ideia de que existe toda uma técnica para a sua preparação, convencionado pelos seus criadores italianos. Para garantir que o café espresso seja de alta qualidade, é essencial seguir uma abordagem precisa em relação às suas três partes principais: o coração, o corpo e a espuma. Isso implica em utilizar 7g de café moído, manter a temperatura exata em 90ºC, preparar o café em 30 segundos para obter 50ml, aplicar uma pressão de 9 bar na máquina e, crucialmente, obter uma espuma com tonalidade de avelã. Destacar as características especiais do café espresso requer criar a espuma com uma mistura cuidadosa de óleos vegetais, açúcares e proteínas, garantindo que ela permaneça inalterada na superfície. Esse processo desempenha um papel crucial em realçar o perfil único e apreciado dessa bebida.

A arte de despertar os cinco sentidos

Ao contrário de outras bebidas cujo sabor é o mais importante, o café espresso perfeito deve envolver os cinco sentidos. Aos 90ºC, os aromas do café se espalham, evocando memórias agradáveis de pão quente com manteiga ou chocolate. Uma experiência sensorial envolvente.

Em torno dos 65ºC, a degustação do café espresso é perfeita, um equilíbrio de notas doces, ácidas e amargas que dispensa a adição de açúcar, deleitando o paladar. A cremosidade aveludada não deixa dúvidas de que o café preparado é de qualidade. E os olhos se fartam com a visão da cremosidade em tons de avelã em contraste com a xícara branca. É através dela também que se reconhece quando o espresso perdeu o tempo ou a temperatura de extração: alguma coisa está errada quando há um rombo em meio à espuma ou o creme tem coloração castanho-escura com pintas brancas

Cada item tem sua importância na hora da preparação

Mas para falar aos cinco sentidos, o café espresso precisa de atenção a cada um dos itens que compõem seu ritual de preparação. A espuma cremosa e consistente, por exemplo, deve manter-se na superfície, conservando a temperatura e preservando seu aroma. Você pode analisar a cremosidade com açúcar na colher, logo depois, a descida lenta indica a textura ideal para um café delicioso

Da mesma forma, o porta-filtro deve estar sempre aquecido e, para isso, ele deve ficar permanentemente encaixado no grupo, fazendo com que o café saia na temperatura certa. Ajuste o moinho para evitar moagem excessivamente fina ou grossa. Isso mantém a qualidade e protege a máquina de café. O tempo de extração do café espresso deve ficar entre 25 e 30 segundos sempre.

E, por fim, sim, a xícara também é de fundamental importância para um café espresso de qualidade. Além do apelo visual, ela deve estar sempre quentinha para não trocar calor com a bebida e deixa-la fria. Por isso xícaras de porcelana quentes são a chave para um café perfeito. Aqueça e aproveite cada gole na sua melhor experiência.

Com tanto cuidado no preparo é difícil resistir a uma xícara de café espresso logo pela manhã, não é mesmo?

Acesse o post Prós e Contras do Consumo do Café e entenda quais são seus reais benefícios.

Recommended Posts