Além do básico: como oferecer uma experiência premium para colaboradores?
Em nosso cotidiano da Baristop, percebemos cada vez mais empresas buscando oferecer uma experiência premium para colaboradores, como uma estratégia de retorno às atividades presenciais, normalização, animação da equipe e, claro, a redução da rotatividade de trabalhadores de qualidade na equipe.
Embora pareça uma ideia relativamente simples, a verdade é que oferecer uma experiência premium para colaboradores nem sempre é sinônimo de acertar em cheio e trazer mais empolgação para o cotidiano da empresa – e é sobre como acertar nesta escolha que vamos abordar neste artigo.
Confira nossas dicas e reflita se você já pratica uma experiência que realmente agregue qualidade de vida no trabalho para a sua equipe!
O que significa oferecer uma experiência premium para colaboradores?
A ideia de “oferecer uma experiência premium para colaboradores” pode parecer um tanto sofisticada. A verdade é que esse conceito nada mais é do que mostrar de forma prática que você valoriza aquele grupo de pessoas, prezando pelo seu bem-estar dentro da rotina da empresa.
Há uma infinidade de formas de mostrar isso, que vão desde bonificações, benefícios, equipamentos, até o tipo de ambiente que você oferece para aquela pessoa trabalhar diariamente.
Experiência premium é sinônimo de custo elevado?
Outra confusão comum resultante da ideia de oferecer uma experiência premium é a noção de que valorizar sempre é sinônimo de custo elevado para o empreendimento. Na prática, não é bem assim. É claro que há certos tipos de benefícios que representam um custo, mas aqueles ligados a melhorar o ambiente de trabalho geralmente são muito mais simbólicos do que financeiros.
Exemplo disso é o de empresas que oferecem Baristop para seus colaboradores. Muitas delas disponibilizam os cafés, bebidas e alimentos do micro market gratuitamente, enquanto outras optam por oferecer os snacks diretamente associados aos vales ou outros benefícios. Qualquer que seja o critério adotado pelo negócio, o inegável é que o simples fato de ter um conforto tão relevante à disposição faz toda a diferença. Isso tudo, ao custo de apenas alguns cafés ou de simplesmente fornecer um pequeno espaço para a instalação dos equipamentos!
Dicas para oferecer uma experiência premium para colaboradores
Agora que já falamos sobre o que é uma experiência premium e como esse benefício pode ser muito mais simples de se executar do que você imagina, é hora de conferir algumas dicas para garantir que você conquiste os resultados que deseja, para que todo o esforço seja eficiente!
Entenda o gosto de seus colaboradores
Um dos erros mais comuns ao tentar oferecer uma experiência diferenciada é utilizar as próprias preferências como parâmetro de escolha. É essencial ouvir as preferências dos colaboradores, oferecendo vantagens que interessem à maioria, ou atendendo um pouco de cada preferência.
Ofereça uma estrutura atrativa para aproveitar os bons momentos
Não basta oferecer um upgrade no ambiente de trabalho: é preciso que a estrutura em seu entorno seja convidativa para o uso! Anuncie internamente, comunique as maneiras de aproveitar essa vantagem e certifique-se de que o que você preparou não esteja sendo sub-aproveitado!
Reflita essa intenção em todos os momentos
Por fim, é importante manter consistência em suas atitudes. Não há um efeito de valorização verdadeiro das pessoas se você oferecer um benefício, mas falhar em oferecer o básico. Estar buscando uma experiência premium para colaboradores é um óbvio sinal de que você pensa no bem-estar da equipe, mas isso precisa ser claro o tempo inteiro para ela, para você colher os frutos deste tratamento diferenciado!