fbpx Skip to content

Dia Nacional do Café

dia-nacional-do-cafe

Antes de mais nada, você sabia que não é só o café brasileiro que fez e faz história? Para chegar até o contexto da bebida em nosso tempo e país faremos um retorno no tempo e espaço no dia nacional do café.

Confira a história do café:

Onde tudo começou e o Café ganhou o mundo

A história do café teve início nas montanhas da Arábia, onde um monge inventou a bebida ao torrar frutos amargos e colocá-los na água, assim resultando em uma bebida que o deixava mais desperto.

No século XIV, o café, inicialmente chamado de “vinho da Arábia”, foi introduzido na Europa pelo império Otomano. O café torrado, como o conhecemos hoje, surgiu no século XVI, com o comércio impulsionado pelos vienenses, que também criaram a tradição do café coado, adoçado e com leite.

No Brasil, hoje é o dia dele

Latte Art, o café além do café

Hoje, dia 24 de maio, por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, é celebrado o dia Nacional do Café. Desde 2005, a data ganhou destaque, unindo industriais, produtores, exportadores, cooperativas, varejo, cafeterias e amantes de café.

Em outras palavras, ao dar uma volta pela história do café, desde as montanhas da Arábia até os dias atuais no Brasil, fica claro o incrível impacto cultural e econômico dessa bebida. Ao degustar sua xícara diária, celebramos não apenas tradições antigas, mas também a inovação que continua impulsionando o universo do café.

Além disso, aprofunde seu conhecimento sobre café lendo os posts Conheça os tipos de grãos de café e Verdades e mitos sobre o café. Desejamos a todos um ótimo Dia Nacional do Café, aproveitando a magia e história que ele carrega desde o século XVIII.

Recommended Posts