fbpx Skip to content

Conheça os tipos de grãos de café

Quem gosta de café conhece bem a diferença que o grão escolhido faz no sabor da bebida. Existem dois tipos de grãos de café que podem ser usados na produção: Arábica (Coffea arabica) e Robusta (Coffea canephora). Ambos apresentam inúmeras variações, todos com aroma e sabor especiais.

Os diferentes tipos de café

Grãos de café tipo Arábica

A princípio, a planta que dá origem a este tipo de grão é originária da Etiópia. A altitude do local do cultivo faz muita diferença na qualidade do café produzido: quanto mais alto, melhor. Por isso, os grãos cultivados no Brasil, plantados a 1200 metros de altitude, apresentam uma excelente qualidade. O café feito com grãos de Arábica possui 50% menos cafeína, mas seu sabor costuma ser especial e ele é ideal para a produção das bebidas gourmet.

Grãos de café Bourbon

Uma das mais conhecidas variedades da planta arábica é o tipo Bourbon. Este café é mais popular em países estrangeiros. Entre suas principais características estão a textura achocolatada, a acidez média e o aroma forte. É uma bebida indicada para quem prefere o café com sabor adocicado assim como notas aromáticas que lembram o caramelo.

Café Kona

Esta variedade é cultivada no Havaí, no distrito de Kona. O clima e o solo da região são ideais para as plantações de Arábica, especialmente as áreas próximas aos vulcões Mauna Loa e Hualalai. A bebida feita com grãos de Kona é muito apreciada por quem gosta de cafés gourmet. Além disso, há quem considere este o melhor café do mundo.

Grãos Catuaí

Primeiramente, essa variedade de Arábica exige pelo menos mil metros de altitude para assegurar sua excelente qualidade. Este é um tipo de grão amplamente cultivado no Brasil. O café Catuaí apresenta acidez moderada e dispensa a adição de açúcar.

Café Acaiá

Se você prefere um café suave, recomendamos os grãos de acaiá. Com notas aromáticas que lembram frutas, o café de acaiá apresenta sabor achocolatado e acidez média e do mesmo modo, você pode aprimorar o sabor e corpo deste café com uma harmonização ativa utilizando grãos de Bourbon para um perfil mais forte e intenso.

Tipo Robusta

Prepare café com grãos deste tipo para obter uma bebida forte e mais amarga, devido à maior concentração de cafeína. A planta Coffea Ccnephora é originária da África ocidental e cultivada em vários países, bem como o Brasil.

Esta é uma planta que se desenvolve com facilidade em regiões de clima quente e úmido e em altitudes de até 600 metros. O grão originário desta planta apresenta maior resistência a pragas do que o tipo Arábica, em outras palavras, é mais fácil e econômico cultivar plantações de Robusta.

Além disso, um dos usos mais comuns dos grãos de Robusta é nos cafés instantâneos. A adição destes grãos faz com que o café fique mais encorpado e com sabor mais amargo. As bebidas preparadas com estes grãos apresentam finalização prolongada, sabor achocolatado e, por outro lado, teor de cafeína que pode variar entre 2 e 4,5%.

Por fim, explore os diversos estilos de bebidas que uma cafeteria pode preparar com base no café em O Café e os seus estilos.

Veja também as bebidas que uma máquina automática de café da Baristo pode preparar no post Café e seu sabor em diversas variações da bebida.

Quer novidades e curiosidades sobre o café no seu negócio? Continue acompanhando nosso blog para saber mais! 

Recommended Posts