fbpx Skip to content

Cafés ao redor do mundo

Você vai viajar pelo mundo e não quer abrir mão de um #momentobaristo? Então este post é para você! Selecionamos alguns tipos de café que você definitivamente não pode deixar de experimentar nas suas viagens.

Café Irlandês

A princípio vamos desbravar a complexidade do café irlandês! Prepare o café, adicione uísque e açúcar. O chantilly no topo cria camadas distintas, evitando a mistura. Imagine a aparência de um copo de cerveja. Nos anos 40, Joseph Sheridan, chef do porto de Foynes, criou essa delícia para aquecer os passageiros dos flying boats e como resultado chegamos à um mergulho na história do sabor!

Café turco

O café turco, além de perfumado e com uma estrutura bem encorpada, possui um lado místico que muitos de nós ao menos já ouviram falar: a leitura da borra do café. Afinal, sem coar o café, um pouco de pó sempre permanece no fundo da xícara, assim revelando o futuro. Esta arte, chamada cafeomancia, exige muita sensibilidade para a interpretação das figuras (saiba mais aqui). Antes de mais nada, prepare esta bebida em um Ibriq ou Ibrik, misturando fino pó de café, especiarias e água. Ferva, descanse e sirva nas fincan. Depois de saborear, cubra a xícara com um pires e vire-a com um movimento rápido. A figura que se forma revela a sina da pessoa que o bebeu.

Café etíope

Embora a Europa tenha difundido o consumo do café pelo mundo, a sua origem é africana – da Etiópia, mais precisamente. No país o café é digno de uma cerimônia especial para o seu preparo, feita principalmente em ocasiões especiais e para a recepção de amigos, mas também faz parte da rotina dos etíopes. O processo consiste, sobretudo, de três etapas: a lavagem do grão verde, a torra e o preparo para servir. A torra é um processo artesanal, utilizando fogo de lenha. Desse modo, lave os grãos e coloque-os em uma panela na brasa quente e mexa sem parar até atingir o ponto desejado. O cheiro dos grãos torrando já propicia uma experiência sensorial única, que se mistura com os incensos e folhas verdes usadas no ritual. Depois de torrado, o café é moído em um pilão e o pó é colocado com água quente em uma garrafa que já faz sua filtragem. O café é então servido diretamente nas xícaras.

Café italiano

Não podíamos deixar de falar do café italiano. Apesar de não terem inventado o café, aperfeiçoaram tanto que virou um dos melhores cafés do mundo. Descubra o segredo por trás desse sabor incrível. Ao pensar em café, o expresso é um dos primeiros que nos vem à mente, certo? Pois este é apenas um tipo dentre a grande variedade de bebidas que a paixão italiana pelo grão permitiu inventar. Conheça mais sobre diferentes estilos de café aqui.

Faltou algum café na nossa lista? Escreva para a gente nos comentários! 😉

Recommended Posts