fbpx Skip to content

Café no Rio Grande do Sul

cafe-no-rio-grande-do-sul

No Rio Grande do Sul, as festividades mais farroupilhas do ano estão passando, entretanto todo dia é dia de celebrar as maravilhas dessa terra.

Sabemos que a bebida típica do RS é o chimarrão, contudo, do Sul ao Norte do país, o cafezinho de cada dia é tradição.

Em meio às festividades de setembro, celebramos com alegria a presença do café no RS, explorando índices e curiosidades que tornam nossa terra única.

Plantio de café no Rio Grande do Sul 

Sabemos que plantações de café não são tão comuns em terras gaúchas, mas pesquisas apontam que as mudanças climáticas dos últimos anos podem provocar uma nova geografia da produção no Estado, dando lugar a culturas antes restritas a outras áreas do Brasil. Plantações de cana-de-açúcar e de café, por exemplo, têm potencial para competir com culturas tradicionais na paisagem do Estado. Essas mudanças de clima que podem trazer queda de produtividade em culturas como a soja e o milho, ao mesmo tempo podem abrir espaço para outras que hoje não podem se desenvolver na região por conta do frio – caso do café. Conheça os tipos existentes de grãos de café!

Café em nome de cidade

A cidade que leva o nome da bebida é Picada Café. Emancipada em 20 de março de 1992 é localizada na Encosta da Serra Gaúcha.

cafe-no-rio-grande-do-sul

“Duas versões explicam o nome Picada Café. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.”

Conheça as vantagens que o café pode trazer para o seu cotidiano no post 10 razões para você tomar café todos os dias.

Assim, com café, chimarrão e todas as comidas típicas do estado, sentimos orgulho de ser uma empresa que nasceu e está crescendo em chão gaúcho.

Referências:

http://www.picadacafe.rs.gov.br/index.php

Recommended Posts