fbpx Skip to content

A relação entre o café e o sono

Como acabar com o sono

Pode parecer estranho, mas tomar um espresso e tirar um cochilo de, em média, 20 minutos, pode deixar seu organismo bem mais disposto e sem sono depois desse tempo, principalmente no comecinho da tarde.

Funciona assim: quando estamos cansados, a adenosina no corpo conecta-se aos seus receptores, agindo como um informante de sua fadiga para o cérebro e causando a famosa sonolência. Assim, a ingestão de cafeína funciona como um inibidor dos receptores de adenosina, diminuindo a preguiça e a vontade de dormir.

Explorando uma abordagem diferente, vale ressaltar que a relação entre café e sonolência também está ligada ao hormônio melatonina, responsável pelo sono. Ao ingerir café, a cafeína bloqueia temporariamente os receptores de adenosina, mas também inibe a produção de melatonina. O cochilo subsequente permite que o corpo relaxe, enquanto a cafeína mantém a melatonina em cheque, proporcionando um despertar mais alerta após o breve repouso. Essa combinação única maximiza os benefícios tanto do café quanto do cochilo para uma sensação revitalizante.

Mas esse efeito do café, que já é ótimo, tem o potencial de ser ainda melhor e ter o dobro de eficácia. É aí que entra o cochilo. Ao ingerir café e dormir alguns minutos, a soneca “remove” parte da adenosina, ao mesmo tempo em que a cafeína vai atuando no organismo. Dessa forma, quando você acordar, os receptores de adenosina estarão mais “desacelerados”, tendo mais dificuldade em encontrá-la, porém, conectando-se à cafeína. Assim, você acordará sem sono e disposto.

Faça o teste e conte-nos o que achou. Ficou curioso de como o café pode te ajudar mais? Bora ler os benefícios do café no horário de trabalho e os mitos e verdades sobre o café

Recommended Posts