Benefícios do café para a saúde (na quantidade certa)

Os benefícios do café para a saúde certamente estão naquela categoria de alimentos que transitam entre heróis e vilões para o corpo humano. Se você consome a bebida, certamente já ouviu um pouco de tudo sobre seus impactos no corpo humano, não é mesmo?

No artigo de hoje, selecionamos uma publicação da Universidade Johns Hopkins Medicine, que reúne alguns dos principais estudos científicos realizados sobre o assunto. Os estudos foram feitos comparando pessoas que consomem café regularmente com outro grupo que não consome, de forma a entender os impactos disso na população.

Os resultados mostram que as várias substâncias que tornam o café tão delicioso também o tornam uma grande ajuda para manter a saúde em dia por mais tempo! Confira:

O corpo pode processar açúcar melhor

Estudos publicados pela universidade Johns Hopkins deram base à teoria de que pessoas que bebem café regularmente tendem a processar o açúcar melhor. Segundo o estudo, observou-se uma tendência reduzida de desenvolvimento de diabetes tipo 2 neste grupo, em comparação às pessoas que não estavam consumindo café.

Redução de risco de doenças de Parkinson e Alzheimer

Quanto ao Parkinson, observou-se que o café tem benefício duplo: ele reduz os riscos de desenvolvimento da condição, para quem não sofre com ela, ao mesmo tempo em que auxilia a controlar melhor os movimentos involuntários de quem já está desenvolvendo a doença.

Já no que diz respeito ao Alzheimer, os principais testes foram feitos em mulheres. Foi constatado que mulheres com 65 anos ou mais que consomem de duas a três xícaras de café por dia são menos propensas ao desenvolvimento de demência em comparação a quem não consome a bebida.

Risco de câncer de cólon útero reduzido 

O estudo realizado nos Estados Unidos apontou que uma a cada 23 mulheres desenvolvem câncer de cólon. No entanto, entre as mulheres que consomem café regularmente as chances de desenvolvimento de um câncer colorretal reduzem em 26%. O efeito foi percebido tanto com o consumo de café comum, quanto das variantes descafeinadas.

Afastamento do risco de derrames em mulheres

No estudo realizado nos Estados Unidos, percebeu-se uma diferença significativa no risco de derrames para mulheres que bebem café regularmente. Os derrames configuram a quarta causa de mortes femininas por lá, e o estudo está sendo desenvolvido para a obtenção de maiores informações sobre um potencial tão grande.

Agora que você já conferiu alguns dos benefícios do café para a saúde, segundo a Johns Hopkins Medicine, não custa lembrar: todos os testes foram feitos a partir do consumo de doses equilibradas de café, sem exageros ou tentativa de acúmulo.

Uma boa dica é aliar estes benefícios a uma experiência sensorial gratificante, como só o café é capaz de oferecer! Bom proveito!