O que é acidez no café? Como controlar essa característica?
Para quem já tem algum conhecimento sobre a bebida, falar sobre acidez no café é uma característica comum de cada xícara. Mas para quem ainda está entrando neste mundo, ou para quem é apreciador casual do cafezinho, a ideia da acidez pode parecer até estranha.
No artigo de hoje, vamos explicar o que significa a acidez no café, como ela se pronuncia, seus impactos e, até mesmo, como controlar o nível de acidez na sua xícara, para beber de acordo com as suas preferências!
Confira o artigo e comente qual é a sua preferência quando o assunto é a acidez!
Acidez? O café não era amargo?
Calma, ninguém mentiu para você ao longo da vida! De fato, quando pensamos em café, o amargor tende a ser a característica mais pronunciada no que diz respeito aos sabores básicos da bebida. Mas se você prestar atenção a tudo que está acontecendo na sua boca, perceberá que há uma presença relevante de acidez na composição dos sabores.
Essa presença pode ser maior ou menor, de acordo com o tipo do grão, a torra e o método de extração. E não pense que acidez é uma característica negativa no seu café: ela ajuda a produzir várias das nuances que dão um toque especial à sua bebida.
É claro que essa presença de acidez é, em geral, sutil. Não espere sentir uma presença cítrica como em um suco de laranja!
E essa acidez gera riscos?
A acidez presente no café não costuma ser significativamente danosa para o organismo. Para pessoas muito propensas a problemas de azia ou de sensibilidade gástrica, a tendência é que outros alimentos sejam uma fonte muito mais arriscada do que uma xícara de café.
Para se ter uma ideia, basta lembrar dos tempos de escola: a escala de pH utilizada amplamente vai de 0 a 14, sendo o número 7 o valor neutro. Entre 0 e 7, um certo elemento é ácido. Entre 7 e 14, ele é básico. Lembrou?
O café geralmente tem um pH em torno de 5, com alguns pontos percentuais para mais ou para menos em variação. Para se ter uma ideia, o suco de laranja tem um pH entre 3,5 e 4. Portanto, não precisa ligar o alerta!
Dicas para controlar a acidez no café
Controlar a acidez no café é uma habilidade útil, seja para torná-la mais ou menos pronunciada. Isso dependerá do tipo de café que você pretende beber e, claro, das características originais do grão.
No que diz respeito à torra, a tendência é que torras mais claras sejam mais ácidas e torras mais escuras sejam menos.
Já no que diz respeito à moagem, o consenso é que o café moído mais grosso tem mais dificuldade de ter a acidez extraída, ao passo que moagens mais finas favorecem a presença de acidez na bebida.
A temperatura da água também tem um impacto relevante: quanto maior a temperatura da extração, mais obtenção de acidez haverá. Por isso, métodos rápidos tendem a marcar mais essa característica, como no caso de espressos.