Máquinas de Café Profissionais: 3 dicas para escolher a sua
Para quem procura por máquinas de café profissionais para instalar em seu estabelecimento, a dúvida sobre qual escolher pode gerar alguma confusão.
A tarefa, no entanto, não é tão difícil quanto parece. Confira estas três dicas básicas para ajudar a escolher a melhor máquina de café e garantir que você saia satisfeito com a escolha:
Dica 1: Calcular o Custo Benefício
No ramo de Máquinas de Café Profissionais, existem diversas modalidades de aquisição do equipamento. Dentre elas, as mais procuradas são: Locação, Comodato e Venda.
Comodato de máquinas de café profissionais
O comodato pauta-se basicamente no empréstimo da máquina por parte do fornecedor para o cliente, onde são fornecidos os equipamentos e os insumos. Nesta modalidade, o fornecedor é quem define os valores de venda dos cafés e se responsabiliza pelo fornecimento dos insumos e pela assistência técnica.
O comodato deixa de ser vantajoso em determinados volumes de venda, pois o cliente acaba ficando apenas com uma porcentagem menor (entre 35% e 40%) do dinheiro arrecadado com as vendas em comparação a modalidades onde a operação depende apenas do estabelecimento.
Locação de máquinas de café profissionais
A locação maquinas de café profissionais é semelhante ao comodato. Nesta modalidade o fornecedor loca a máquina de café para o cliente por um valor mensal, que pode variar de R$250,00 a R$1.000,00; se responsabiliza pela assistência técnica e pelo fornecimento de insumos ao cliente.
Neste caso, é crucial avaliar cuidadosamente as opções, já que o valor pago pela locação, ao longo do tempo, se equipara muito ao valor de compra de uma máquina de café nova a prazo.
Compra de máquinas de café profissionais
A venda acaba por ser, então, a melhor opção para quem possui a disponibilidade de investir no equipamento. Nesta modalidade o cliente faz o investimento em um bem, que futuramente será um ativo da empresa.
O proprietário adquire os produtos por um valor mais baixo, visto que o foco de empresas que fazem a venda da máquina é o menor custo/dose, escolhe o preço de venda das bebidas, definindo seu lucro; e, outra vantagem é que algumas empresas, inclusive a Baristo Café, vinculam a assistência técnica gratuita à compra recorrente de insumos.
Dica 2: Número de Bebidas disponíveis nas máquinas de café
As máquinas de café profissionais são separadas por tamanhos. Existem diversos modelos e tamanhos que vão desde as menores, que fazem 4 tipos de cafés; até as maiores que fazem até 12 tipos diferentes de bebidas.
Quanto mais opções de bebidas, maior a chance de agradar o seu cliente. No entanto, sempre é bom questionar ao vendedor qual o equipamento que mais se adequa a estrutura do seu negócio, pois nem sempre a maior máquina ou a mais cara é a melhor opção para sua empresa.
Dica 3: Assistência Técnica e entrega de insumos
Este é um dos pontos mais importante a longo prazo. Sempre procure uma empresa que preste todo o serviço de Assistência Técnica. Apesar de a maioria das Máquinas de Café Profissionais serem de fabricação italiana, de alta tecnologia, todo eletrônico pode, em algum momento, dar problema e você não pode ficar com a máquina parada!
Existem empresas que prestam a assistência técnica vinculada à compra de produtos e muitas vezes acabam prestando as visitas e o serviço de forma gratuita.
Por último, mas não menos importante, há a questão das entregas de insumos. Procure uma empresa que lhe garanta a entrega de todos os produtos de forma rápida e fácil, para que você consiga manter a sua Máquina de Café sempre abastecida.
Neste quesito, existem empresas que possuem rotas de logística própria, fazendo elas sem custo adicional para o cliente.
Conheça mais sobre o assunto comprar ou alugar? Qual a melhor opção? (Clique Aqui)