Gestão da cafeteria: o que são KPIs e como usar?

Assim como todos os negócios na atualidade, a gestão da cafeteria exige cada vez mais conhecimento técnico e capacidade de adaptação às tecnologias e análises atuais. Os KPIs são um exemplo típico deste conhecimento surgido na era dos dados, que também pode ser aproveitado mesmo nos estabelecimentos mais tradicionais.

No artigo de hoje, vamos falar sobre como utilizar esses KPIs sem complicação e sem mistérios, usando técnicas de análise de dados de forma simples para a rotina do seu negócio!

O que são KPIS? Por que eles importam?

KPIs nada mais são do que Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance. Como o nome sugere, são métricas, ou números de desempenho, que trazem dados essenciais para o seu negócio.

Em outras palavras, os KPIs permitem dar uma perspectiva geral sobre o seu negócio – e trabalhar no desenvolvimento destes números geralmente se reflete em um impacto significativo no negócio, pois se trata de uma característica absolutamente primordial para o empreendimento.

Principais KPIs para utilizar na gestão da cafeteria

Entre os principais KPIs para utilizar na gestão da cafeteria, que são significativos para o desenvolvimento de um negócio, destacam-se:

Ticket Médio

O ticket médio é o KPI clássico para praticamente qualquer negócio. Ele nada mais é do que o montante total de vendas dividido pela quantidade de vendas de um determinado período. Essa divisão resulta no valor médio que cada cliente consome ao entrar no seu estabelecimento.

Este é um número essencial, pois é base para cálculos de potencial de lucratividade e rentabilidade, bem como um indicador importante para o desenvolvimento de estratégias que aumentem o faturamento dentro do mesmo consumo de clientes.

Tempo Médio do Ciclo de Pedido

O tempo médio do ciclo de pedido é especialmente importante para a estratégia de gestão da cafeteria que não conta com um espaço físico particularmente grande. De forma geral, este KPI mede o tempo que leva desde que um cliente chega ao estabelecimento, até ir embora.

Quando utilizado em conjunto com o ticket médio, por exemplo, este KPI permite calcular a evolução do faturamento ao longo do tempo, dentro de períodos de análise, para que você possa ter um número base de comparação.

CMV – Custo da Mercadoria Vendida

O CMV é um KPI que mede o lado oposto daquilo que estávamos analisando até o momento. Ele aborda todo o custo envolvido para levar um item à mesa do cliente. Muita gente costuma deixar esta perspectiva de lado, sem perceber que o impacto do custo é praticamente tão central quanto o próprio preço de venda de um item na lucratividade final.

Custo de Aquisição do Cliente em mídias digitais

Para quem já atua no delivery e em meios digitais, um KPI fundamental na gestão da cafeteria é o Custo de Aquisição do Cliente, o CAC. Essa métrica informa você sobre quanto você pode investir em uma campanha de marketing para atrair novos clientes, de forma ainda lucrativa. Buscar um CAC saudável significa poder gerar rentabilidade a partir de investimento.

E você, o que acha de implementar alguns KPIs simples para tornar a gestão da cafeteria ainda mais eficiente? Tem algum que você já utiliza no seu negócio? Compartilhe com a gente nos comentários!