Café e relacionamento: como usar a bebida a seu favor?

A conexão entre café e relacionamento é presente no Brasil e no mundo há muito tempo. Não é à toa que o cafezinho está presente em mesas de reunião, em intervalos de eventos, durante atendimento a estabelecimentos e em praticamente toda outra situação em que se busca desenvolver um clima amistoso e agradável entre os presentes.

Por carregar consigo uma relação afetiva, o café é capaz de gerar conforto e um tom importante para muitas relações profissionais – sejam elas novas ou de longa data. Há os formatos absolutamente tradicionais, como o bom e velho cafezinho servido em uma bandeja, bem como os novos formatos. 

Alguns destes novos formatos foram desenvolvidos até mesmo durante a pandemia. É o caso das caixas de presente com opções de drip coffee e Snacks que a Baristo popularizou, para que todos os participantes apreciem a mesma experiência durante uma reunião virtual, diretamente de suas residências, por exemplo!

Qualquer que seja o formato, essa forma singela e muito poderosa de demonstrar cuidado com as pessoas que você quer tratar bem! É por isso que elaboramos algumas dicas especiais de mesclar café e relacionamento em uma estratégia poderosa! Confira:

Opções para os gostos de todos os clientes

Um dos erros mais comuns que empresas de todos os tamanhos cometem ao oferecerem café para um cliente ou parceiro é presumir que eles sempre terão o mesmo gosto que a equipe interna. Isso é especialmente comum entre os preciosistas: 

É importante saber que, por mais delicioso que seja seu espresso curto, essa é uma receita que não agrada a todos. Muitas vezes, ainda é bom ter algo para adoçar por perto, pois eventualmente será solicitado. Lembre-se: oferecer uma boa experiência é entregar qualidade moldada ao gosto da pessoa que a consome.

Aquele presentinho especial

Se você perceber que seu cliente ou parceiro gostou do café oferecido, esse pode ser um laço para ser formado entre vocês, criando um relacionamento longo. Exemplo muito comum para este tipo de “agrado” é o uso das boxes de snacks e cafés da Baristop. Neste modelo, você nem precisa estar presencialmente com o cliente: basta mandar o kit com um recado para proporcionar um momento incrível e, ainda por cima, demonstrar atenção a ele.

A curiosidade de novos tipos e métodos

Quando um cliente ou parceiro demonstra interesse verdadeiro em cafés, é uma boa oportunidade de utilizar aquilo que você conhece a favor. E melhor ainda: descobrir todo um universo de presentes e mimos que podem ser realmente interessantes como parte do cotidiano desta empresa. Como o café faz parte de nossas vidas, fazer parte deste momento por meio da lembrança faz toda a diferença!

O relacionamento interno: reduzindo a rotatividade e aumentando a satisfação

Outro fator essencial para levar em consideração é que relacionamento não acontece apenas entre a empresa e seus clientes ou parceiros. Café e relacionamento também são uma mistura perfeita para criar vínculos com os colaboradores da equipe.

O café não apenas auxilia na produtividade, como, quando tem qualidade, auxilia na satisfação dos colaboradores. Isso impacta diretamente a sensação de valorização que atrai pessoas e reduz a rotatividade – algo essencial para quem quer desenvolver equipes cada vez mais incríveis!