Como valorizar a experiência dos seus clientes com a estética do café?
A gente sabe que não se julga um livro pela capa… Mas quando o assunto é a estética do café, estamos falando de uma experiência sensorial completa – e a verdade é que a aparência importa, mesmo que nem sempre coloquemos ela em uma posição de destaque na hora do cafezinho.
Isso acontece porque o café não é só sobre o gole dado quando a xícara está na nossa frente. Trata-se de um mundo que é sensorial e cultural: café é sabor e aroma, mas também é aparência, é história, é conhecimento geográfico, é a sensação de nostalgia de um momento de conforto ou de uma viagem inesquecível… O café pode ser uma infinidade de coisas. É exatamente por isso que oferecer uma experiência visual de qualidade associada à bebida faz toda a diferença.
Agora que você já sabe que a aparência importa, quando o assunto é café, chegou a nossa hora de compartilhar algumas dicas para garantir que ela seja a melhor possível! Confira:
Antes do café: a aparência do ambiente
Toda boa experiência começa antes mesmo de fazermos um pedido ou sentarmos à mesa. Trata-se da apresentação geral do ambiente, do conforto dos assentos e da atenção aos detalhes e à decoração.
É claro que esse “clima” nem sempre é buscado do mesmo jeito: dos ambientes mais clássicos aos mais modernos, do aconchegante ao industrial, há infinitas maneiras de tornar um estilo incrível – só não pode faltar uma aparência marcante!
Cardápio: estética + funcionalidade
Para quem já sabe que aparência importa, mas ainda não sabe por onde começar, há um ponto que muitos estabelecimentos costumam deixar passar, sem perceberem sua importância: o cardápio. Parece simples, né?
E é mesmo! Basta dar um pouco de atenção.
Em primeiro lugar, a limpeza do cardápio deve ser impecável.
Depois, vem o design. E não se trata apenas de beleza, mas da funcionalidade do cardápio. Além de bonito, ele deve ser claro, fácil de entender e estimulante para fazer os pedidos. Isso é especialmente importante quando o assunto é estética do café: as pessoas precisam saber o que significam aquelas opções de nomes estranhos, mesmo que não façam parte do mundo do café!
Café à mesa: louças e talheres
Todo mundo adora um copinho personalizado para sair tomando na rua, assim como todo mundo adora aquela xícara impecavelmente branca para tomar um espresso perfeito. Tudo é uma questão de contexto, e as louças, talheres e utensílios não são diferentes.
Mais importante do que a criatividade dos itens ou, até mesmo, a qualidade do material, é a limpeza e a boa apresentação!
Latte Art: quando a beleza se torna arte
Se há alguém no seu estabelecimento que entenda de Latte Art, por que não incluir isso como parte da experiência?
Leva pouco tempo e muda totalmente a experiência visual daquele café. Já que você já sabe que a aparência importa neste mundo, não custa nada até mesmo se arriscar a aprender um pouco dessa técnica que valoriza a bebida, não é?