Como dar os primeiros passos para melhorar seu café?

Melhorar seu café pode ser uma hobby, uma missão séria ou, até mesmo, algo longe de ser prioridade para quem acha que todo café é uma delícia!

Para quem entra no mundo da degustação do café buscando conhecer novas opções e dar aquele upgrade no sabor e no aroma, algumas dicas simples podem ajudar a tornar a experiência ainda mais deliciosa! Confira os primeiros passos que você pode dar para garantir essa melhora:

Experimente moer seus grãos

É claro que é muito mais cômodo ter o café já moído pronto para ser extraído. A verdade, porém, é que o pó de café oxida mais rápido dos que os grãos inteiros. Como consequência, o café já moído tende a ter menos da complexidade característica do grão.

Por isso, ter um moedor ajuda a aproveitar uma experiência mais completa e complexa, e a verdade é que isso aumenta apenas uma fração no tempo do preparo. A dica é aproveitar o tempo da moagem como uma espécie de parte do ritual, para garantir uma recompensa superior.

Use a proporção correta

Muita gente ignora a importância de utilizar a quantidade correta de café para o preparo da extração ideal da bebida. Por vezes, apenas alguns gramas a mais ou a menos podem alterar bastante o sabor final.

Por isso, o ideal é seguir as recomendações de cada método de extração e de grão, sempre com o cuidado de moer os grãos na proporção correta para a metodologia utilizada. Se você tiver acesso a uma balança, ela também será bastante útil para experimentar a diferença que proporções distintas geram na bebida, desenvolvendo sua receita ideal.

Armazene os grãos corretamente

Assim como é útil dar preferência para os grãos inteiros na hora de adquirir, é importante saber armazená-los corretamente para reduzir a velocidade da oxidação e para evitar que aromas de outros alimentos sejam absorvidos pelo café e passem para a bebida.

Dê preferência por potes herméticos, com pouca troca de ar com o ambiente. Também é útil manter o mínimo de ar livre possível dentro do pote. Por fim, é importante levar em consideração que não há necessidade de colocar o café no refrigerados ou no congelador.

Use a água na temperatura certa

Cada método de extração tem a temperatura perfeita para extrair o café, e é útil seguir esta recomendação. Isso garante extrair os sabores e aromas corretamente, sem alterar as características ideais pela alta temperatura, nem deixar de extrair sabores e aromas em função de uma água muito gelada.

Use água filtrada

Outra dica relacionada à água é dar preferência pelo líquido filtrado. Como você já deve saber, o café é bastante propenso a absorver outros sabores, e os minerais e outros componentes presentes na água podem afetar o sabor final da bebida. Por isso, filtrar a água é uma estratégia para minimizar os impactos dos componentes do líquido sobre a extração do café.

Quais dessas estratégias você já utiliza no seu preparo de café? Comente aqui abaixo do artigo e compartilhe com a gente!