Quais as principais regiões de plantio de café no Brasil?

Ao falar sobre as principais regiões de plantio de café no Brasil, é importante separar qual o critério para este tipo de produção. No caso deste artigo, nossa seleção aborda locais que produzem especialmente grãos arábica – aqueles mais apreciados por quem gosta de cafés especiais.

Confira nossa lista e entenda o que diferencia cada uma dessas regiões:

Mogiana Paulista

A Mogiana Paulista é uma das regiões conhecidas por sua dedicação à produção de grãos arábica de altíssima qualidade. Com características de clima e altitude próprios, a Mogiana Paulista é especialista em grãos singulares, que resultam em um café normalmente mais frutados e suaves nopaladar.

Cerrado Mineiro

No Cerrado Mineiro, o grande destaque é a produção de café 100% arábica, onde se destaca a doçura, o aroma especial e o corpo bastante presente. Normalmente, essa região apresenta produção em alturas que variam entre 800 e 1.200 metros de altitude.

Somada a altitude, a região proporciona a boa definição das estações, com verões de temperatura elevada e chuva abundante, e invernos mais secos o frios – a combinação perfeita para grãos de qualidade. Além disso,

Sul de Minas

O Sul de Minas é uma das principais regiões de plantio de café no Brasil, e é a número um em produção de cafés especiais. É a área responsável pela maior parte da exportação de café de alto nível do Brasil.

Muitos dos cafés premiados no mundo são provenientes desta região que fica entre 850 e 1.250 metros de altura, e a média de temperatura perfeita para uma produção de alto nível. De alta acidez e bastante encorpada, essa bebida combina perfeitamente com a doçura natural dos grãos.

Chapada Diamantina

Média de altitude de 850 metros e clima ameno. Se você conhece um pouco sobre plantio de café, deve saber que essa é a receita certa para um produto final de qualidade. São exatamente essas as características da região da Chapada Diamantina – o que significa que ela também está na lista das regiões com destaque de produção no Brasil.

O resultado é um café encorpado e muito aveludado, com notas de chocolate e nozes em equilíbrio com sua presença de acidez.

Montanhas do Espírito Santo

Embora a região das montanhas do Espírito Santo produza café há bastante tempo, a década de 1980 marca um ciclo de investimento no melhoramento genético e na qualidade da produção, atingindo um café arábica de alta apreciação, característico pela presença da acidez pronunciada e uma complexidade de aromas bastante rica da bebida.

Norte do Paraná

O chamado “Norte Pioneiro do Paraná” é outra região com um volume produtivo significativo no Brasil. Cerca de 45 cidades fazem parte desta região cafeicultora, com iniciativas próprias do controle de qualidade de seus grãos, restritas a poucas centenas de produtores que garantem um café especial arábica de alto nível. Ver este selo em um produto é certeza de estar comprando um café que vale a pena experimentar!

E você, já tem uma favorita entre as principais regiões de plantio de café no Brasil? Conte para a gente aqui nos comentários!