Café e prevenção no Outubro Rosa: qual a relação?

Em tempos de Outubro Rosa, a palavra de ordem é “prevenção”! E isso não pode ser diferente em local nenhum – nem mesmo no mundo do café. Sua saúde sempre deve ser prioridade, e um bom cafezinho pode fazer parte disso!

No nosso blog, já escrevemos alguns artigos falando sobre o impacto do café em nossa saúde. Hoje, porém falaremos especificamente sobre o impacto do café na prevenção do câncer de mama, tema central do Outubro Rosa.

Você sabia que há vários estudos sobre o impacto do café na saúde, incluindo sobre o próprio câncer de mama? Confira este artigo com uma bela xícara de café e não esqueça: previna-se!

A importância do Outubro Rosa

Felizmente, as campanhas de conscientização do Outubro Rosa ganham cada vez mais espaço. E há muitas razões para isso: o Câncer de Mama, tema central da iniciativa, representa cerca de 28% dos casos de câncer entre mulheres no Brasil. Significa dizer que mais de um a cada quatro casos da doença são desta categoria.

O pior: o Brasil atinge pouco mais de um terço da meta da Organização Mundial da Saúde de exames preventivos para o Câncer de Mama. Estima-se que cerca de 24% das mulheres entre 50 e 69 anos realizaram exames preventivos nos últimos 12 meses. A meta global é de 70%. Percebe como o Outubro Rosa é essencial?

Por isso, ao conferir um conteúdo que aborda o tema de forma positiva, ajude fazendo a sua parte. Compartilhar o conteúdo ou falar sobre o assunto com cada vez mais pessoas ajuda a aumentar o impacto desta campanha que é capaz de, literalmente, salvar vidas a partir da prevenção.

Café: vilão ou parceiro da saúde?

O café está naquele grupo de alimentos que recebe muita atenção de estudos, o que significa que sempre há novas informações! Atualmente, há um consenso científico de que o café é benéfico para a saúde em diversos segmentos, desde que consumido com moderação.

Existem, é claro, exceções: pessoas com distúrbios de sono ou de ansiedade, pessoas com sensibilidade grave no trato intestinal e pessoas que sofram de hipersensibilidade à cafeína devem evitar o consumo, ou, ao menos, reduzir a dosagem e os horários para a bebida. 

Quanto às outras pessoas, o segredo está no bom senso de evitar os exageros!

Estudos sobre café e prevenção de câncer de mama

Já que estamos em outubro na data de publicação deste artigo, falar sobre prevenção de câncer de mama é especialmente importante. Por isso, trazemos o estudo sueco do Instituto Karolinska de Estocolmo, posteriormente publicado no Breast Cancer Research.

Para a pesquisa, realizada com seis mil mulheres em período de menopausa, aquelas que consumiam café regularmente, apresentaram, em seu grupo 57% menos casos de câncer de mama com receptores de estrogênios negativos – o formato mais agressivo da condição.

Com os resultados preliminares, os pesquisadores estão realizando novas linhas, para entender de que forma o café pode ajudar a prevenir outras formas de câncer, seguindo a mesma forma de proteção. Por isso, por enquanto, pode-se afirmar que o café é um grande aliado das mulheres que passam pela fase mais sensível para o câncer de mama!

Para além do resultado químicos: usando o café para dar atenção à prevenção

Além das publicações científicas e resultados de testes de grandes grupos, está um papel do café como aliado da prevenção que podemos observar no dia a dia.

O café tem a capacidade única de reunir pessoas para conversarem, trocarem experiências e abordarem a vida com calma, em uma situação de conforto. É o momento ideal para falar sobre a importância da prevenção, relembrando as pessoas de cuidarem da saúde e darem a devida atenção para o próprio corpo, de forma a aproveitar muitos anos e xícaras pela frente!

Esse é o convite que a Baristo faz a você no Outubro Rosa: lembre as pessoas sobre o valor da prevenção, e proteja quem você gosta! Façamos toda a nossa parte na preservação da vida!