Efeitos do café no corpo: quais os impactos?
Os efeitos do café no corpo, durante muitos anos, foram discutidos no rol dos alimentos que a depender do estudo se mostraram benéficos ou prejudiciais para a saúde com a revisão destes estudos, hoje já é seguro afirmar que o café é benéfico, desde que consumido dentro dos limites recomendados (de até três ou quatro xícaras).
Por isso, selecionamos alguns destes estudos que apresentam os efeitos benéficos do café no corpo, com os resultados encontrados, para que você possa beber sua próxima xícara sem peso na consciência!
Confira quais são os principais efeitos positivos do café no corpo:
Saúde cardíaca
A relação entre café e saúde cardíaca é bastante polêmica há muitos anos. Para entender os efeitos do café no corpo, no que diz respeito à saúde do coração e da circulação, a Escola de Saúde Pública de Harvard realizou um estudo com 140 mil indivíduos. Este campo de pesquisa contava com 6.522 pessoas que sofriam de insuficiência cardíaca, para análise dos efeitos em quem já era predisposto a sofrer de alguma condição do tipo.
O resultado da pesquisa foi de que 4 doses de café eram suficientes para diminuir em até 11% o risco da mesma insuficiência cardíaca. O mesmo valor percentual foi percebido como redução para outras doenças cardíacas e, até mesmo, para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Impacto na expectativa de vida
Estudos de instituições como o New England Medicine Journal e o Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para um percentual de aumento de expectativa de vida entre 10% e 13% para pessoas que consomem café em sua dieta diária. E explicação seria para a presença de antioxidantes, que representam um auxílio na redução de desenvolvimento de doenças cardíacas, respiratórias e, até mesmo, o câncer.
Mal de Parkinson
Uma pesquisa realizada pela universidade canadense de McGill apontou que pessoas em estágio inicial da doença de Parkinson que consomem doses diárias de cafeína apresentam resultados semelhantes ao de consumo do medicamento para a doença.
Depressão
O café também é capaz de auxiliar na produção de dopamina no organismo. A dopamina é responsável pela sensação de bem-estar em nosso corpo, o que impacta positivamente na redução de sintomas da depressão.
Obviamente, este é um benefício para a saúde que não se aplica para quem tem episódios associados entre depressão e ansiedade. Neste caso, as opções sem cafeína são mais recomendadas para quem quer curtir uma xícara.
Atenção aos excessos
É claro que nem todos os impactos do café no corpo são positivos. O excesso da cafeína pode ser um problema. Além disso, por se tratar de uma bebida ácida, ela pode causar efeitos negativos no sistema digestivo.
Também é importante lembrar que existem pessoas que não lidam bem com a cafeína no organismo. Os mesmos efeitos que trazem benefícios podem ser negativos para quem sofre de questões como ansiedade ou insônia, por exemplo.