4 motivos para experimentar um microlote de café
Para quem já começou a se aprofundar no mundo da bebida favorita do país, a ideia de experimentar um microlote de café – ou até mesmo um nanolote – certamente já deve ter passado pela cabeça.
Embora o nome seja bem intuitivo, há características especiais que definem este tipo de lote do grão. Acima de tudo, há características especiais que realmente fazem valer a pena experimentar um microlote de café!
No artigo de hoje, falamos sobre o significado deste conceito e os motivos para você experimentar o seu primeiro grão de microlote! Confira:
O que é um microlote de café?
Um microlote de café é definido por dois critérios centrais. Em primeiro lugar, como o nome sugere, é a quantidade de café produzido. O microlote de um grão consiste em, no máximo, 15 sacas de café de 60 quilos em uma safra daquele mesmo lote. Já o nanolote diz respeito a, no máximo, 5 sacas do mesmo peso. Em outras palavras, trata-se de um produto bastante exclusivo, produzido sob controle rigoroso para valorizar cada característica do café.
É nas características que o outro requisito se encontra: um microlote precisa ter ao menos 80 pontos na avaliação da Specialty Coffee Association, que determina as qualidades sensoriais daqueles grãos.
Desta forma, ao experimentar um microlote de café, você experimenta um grão repleto de personalidade e características únicas, mas comprovadamente especial, em termos de qualidade e experiência.
1. Experiência singular
Como mencionado acima, uma das principais razões para experimentar um microlote de café é a singularidade dessa experiência. Aquele é um café de características que só são encontradas naquele pequeno lote e você terá a oportunidade de apreciar isso!
Muitas vezes, essas são experiências de uma única vez na vida. É comum você encontrar um microlote que considere incrível, mas ter dificuldade de encontrar outro pacote do mesmo grão no futuro. Por isso, sempre que você encontrar um bom café de microlote, valorize esse momento!
2. Características acentuadas
Existe uma tendência natural de buscarmos bebidas que tendam para o equilíbrio, em nossa rotina. Quando se trata do microlote, porém, essa regra nem sempre se aplica. É comum que microlotes desenvolvem uma característica específica de forma acentuada, como uma espécie de assinatura daquele produtor. Por isso, além de ser algo muito único, é uma maneira de desenvolver suas referências de notas e sabores presentes no café.
3. Conhecimento sobre regiões, torras e variedades
Como você já deve saber, o café é altamente influenciado pelo seu local de plantio, variedade do grão, forma de beneficiamento, torra e várias características que o impactam. Um dos motivos para experimentar um microlote de café é desenvolver este arquivo mental das características do grão em diferentes regiões. Por se tratar de uma origem única, o café tende a preservar mais o seu “terroir”.
4. Valorização de um árduo trabalho
Um café de microlote sempre valoriza o trabalho de seu produtor. Você praticamente sempre encontrará o local que o produziu, a família responsável por garantir que aquele café chegasse até você e os métodos utilizados para finalizar este produto. Assim, você também valoriza o trabalho humano envolvido por trás de uma boa xícara!