5 características que valorizam o trabalho de um Barista

Para quem escolhe seguir essa carreira, há algumas características que valorizam o trabalho de um Barista ou uma Barista por fortalecerem a natureza multidisciplinar da atividade.

Uma pessoa que trabalha na área precisa aliar técnica, estudo, referências e interações sociais em experiências que se renovam a cada novo cliente!

Para ajudar você a desenvolver algumas destas características, fizemos uma lista rápida que pode servir de inspiração! Confira:

Paixão por café

Pode parecer um clichê, mas é uma verdade inquestionável. Quando uma pessoa fala com paixão sobre algo, esse sentimento é perceptível e empolga o interlocutor. É só pensar em qualquer situação em que você falou com alguém que estava verdadeiramente entusiasmado com o assunto. Foi uma situação marcante, não?

Um(a) barista que fala com paixão sobre o café afeta as outras pessoas de maneira envolvente, contribuindo com uma experiência autêntica.

Capacidade de interagir com outras pessoas

Muitas pessoas que escolhem essa carreira imaginam a ideia de preparar a bebida, desenvolver arte e criar novas receitas, mas acabam se esquecendo de um elemento essencial: a interação social.

Essa é, sem dúvidas, uma das principais características que valorizam o trabalho de um Barista. A maioria dos clientes não terá um senso tão apurado para perceber tudo o que você está entregando em uma xícara. Por isso, explicar e guiar a experiência é parte essencial de uma entrega completa.

E não pense que essa é uma característica inventada: cada vez mais, competidores de nível global em campeonatos de Baristas percebem o valor de interagir com os avaliadores, aproveitando cada segundo para gerar uma conexão com os juízes, mesmo que eles sejam plenamente capazes de compreender a experiência sozinhos.

Conhecimento sobre os clássicos

É claro que uma das principais características que valorizam o trabalho de um Barista ou uma Barista é conhecer os grandes clássicos. Não é à toa que a piada da eterna busca pelo espresso perfeito é uma realidade para muitos profissionais!

Há preparos que são, simplesmente, essenciais. Dominar cada um deles faz parte de um pacote de excelência que você pode oferecer para se destacar!

Criatividade para inovar

Se, por um lado, os clássicos são indispensáveis, um toque de criatividade também é muito útil. Seja na criação de receitas ou no desenvolvimento de uma latte art nova, a dose certa de inventividade é sempre bem-vinda para valorizar experiências.

Saber se adaptar ao público

Existe uma tendência natural entre baristas de querer ter interações cada vez mais profundas e densas sobre o café. Isso é muito legal com outros profissionais, mas pode se tornar completamente abstrato para um cliente que está iniciando em sua jornada de café.

Por isso, uma das características que valorizam o trabalho de um Barista é a capacidade de conversar e explicar coisas simples sem gerar a sensação de que aquela outra pessoa deveria saber mais sobre café. É essencial lembrar que, em algum momento, você também sabia apenas o básico e se empolgava ao abordar as curiosidades mais triviais sobre o café! Não negue esta experiência para as outras pessoas.