Além da cafeína: quais as substâncias em um grão de café?

Quando o assunto é elencar as substâncias em um grão de café, certamente a cafeína tem lugar de destaque neste ranking. Não é à toa, afinal, que foi nomeada em razão da bebida.

Mas nem só de cafeína vive um grão. Pelo contrário: ela representa entre 1% e 2,5% da composição total do grão!

É justamente sobre os outros componentes deste item tão comum que falaremos no artigo de hoje!

As centenas de substâncias no aroma

Se você pensar que o aroma nada mais é do que uma grande quantidade de moléculas voláteis sendo espalhadas pelo ambiente, não é surpresa algumas que, entra as substâncias em um grão de café, haja um enormidade de componentes ligados ao aroma.

Na prática, estima-se que cerca de 800 substâncias aromáticas fazem parte da composição do grão. Isso ajuda a espalhar aquele cheiro maravilhoso pela cozinha durante o preparo, então temos 800 motivos para agradecer!

A açúcar no grão

A maioria das pessoas pensa em “amargor” quando considera as características de um café. Mas a verdade é que o açúcar é uma substância bastante presente no grão. Na prática, um grão de Café Arábica pode ter até seis vezes mais concentração de sacarose do que de cafeína.

Aliás, é interessante saber que um grão de Café Arábica possui, em média, o dobro de sacarose que um grão de Café Robusta. É exatamente por isso que cafés especiais podem ser apreciados sem a adição de açúcar de maneira muito mais fácil para o nosso paladar!

Minerais e vitaminas do café

Entre as substâncias em um grão de café também são encontradas pequenas dosagens de minerais diversos, que vão desde o potássio, o sódio e o magnésio, até componentes surpreendentes, como o chumbo, o titânio e o cádmio. Já no campo das vitaminas, são as do complexo B que ganham maior destaque. Infelizmente, porém, boa parte destes nutrientes são consumidos no processo de torra, tornando-os pouco significativos para o nosso consumo.

O que impacta nas substâncias em um grão de café?

O conjunto de substâncias em um grão de café pode ser significativamente alterado de acordo com a maneira como esse grão é tratado. Na prática, existem dois fatores de maior impacto na relação entre as substâncias do grão verde e as substâncias presentes em nossa xícara de café.

O primeiro elemento de impacto nas substâncias em um grão de café é a torra. Essencial para o consumo da bebida como a conhecemos, a torra elimina, transforma ou, até mesmo, cria novos elementos dentro da bebida. Substâncias resistentes ao calor, como a cafeína, não são afetadas por este processo.

Depois da torra, é claro, vem a extração. A maneira como preparamos o café também impacta nas substâncias presentes no xícara que consumimos. Não é um surpresa, afinal o modo de preparo impacta significativamente no aroma e no sabor final, então é fácil presumir que impactaria em sua composição química!

Você sabia que o café é um ingrediente tão complexamente rico em nutrientes? Sabe de algum outro conjunto interessante de substâncias em um grão de café? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!