Vai fazer café em casa? Confira essas dicas!

Na hora de fazer café em casa, cada pessoa tem suas próprias regras, manias e preferências. E isso é algo positivo. Afinal, o melhor café é aquele que gera mais experiências positivas.

Ainda assim, existem algumas dicas simples que ajudam a fazer café em casa de forma cada vez melhor, adotando boas práticas e permitindo explorar melhor os sabores e técnicas tão variadas no mundo dos cafés.

É exatamente sobre essas dicas que abordaremos no artigo de hoje! Esperamos que sejam úteis para você, e que algumas delas se tornem parte da sua rotina!

O que significa o “café perfeito”?

Algo que sempre reforçamos aqui pelo blog é que, seja ao fazer café em casa, seja ao consumir em uma local especializado, perfeita é a bebida que mais agrada você. E isso pode acontecer mesmo quando, tecnicamente, ela não é executada à perfeição.

O que buscamos aqui é que você aprecie ao máximo o seu cafezinho, utilizando os conhecimentos que já tem, desenvolvendo novas técnicas e, até mesmo, aplicando práticas simples que fazem toda a diferença na qualidade final de uma boa xícara.

Experimente diferentes métodos e escolha o seu

Do bom e velho coador de pano a uma potente máquina de espresso, há uma infinidade de métodos que podem ser explorados por você para conhecer novas características de café. 

É claro que você não precisa investir em uma infinidade de equipamento só para descobrir os perfis que mais agradam você, mas é interessante experimentar métodos diferentes sempre que estiver em uma cafeteria que dê essas opções para você! Assim, você saberá quais são suas preferências, e quais características você busca em uma metodologia.

Também é importante que você conheça seus equipamentos. Cada item para fazer café em casa tem características próprias, que podem ser usadas a favor do sabor final da sua bebida. Não tenha medo de experimentar e explorar as opções!

Defina seu estilo favorito de grão

Aquilo que dissemos sobre equipamentos também vale para grãos. Diferentes espécies de grãos, locais de produção e tipos de torra mudam completamente o sabor final da bebida. Conhecer suas preferências ajuda a fazer um catálogo mental do grão perfeito para cada ocasião!

Considere moer na hora

Um moedor simples permite que você transforme o grão em pó na hora de produzir seu café. Pode parecer um detalhe, mas isso permite que o pó tenha muito mais de seu sabor e suas características originais preservadas. Considere fazer este investimento!

Atenção à temperatura da água

A temperatura certa da água, entre 90 e 95 graus centígrados, ajuda a extrair o melhor do grão do café para a bebida final. Por isso, uma boa dica é deixar a água ferver e, só então, iniciar seu preparo de moagem e aparatos. Isso permite a água chegar à temperatura certa enquanto você prepara tudo.

Cuidado ao armazenar seus grãos

Por fim, uma boa dica é sobre a qualidade do seu armazenamento. Quanto mais contato o café guardado tiver com ar fresco, mais rapidamente ele perderá suas características e aromas para o ambiente. É importante guardar seu café em um local bem protegido, sem troca de ar com o ambiente externo, longe da luz solar direta. Isso ajudará muito na preservação da qualidade!