Coador de pano ou de papel: qual usar?
O embate entre o coador de pano ou de papel está longe de ser novo. Ao mesmo tempo, está muito, mas muito longe de ter uma resposta definitiva. Por aqui, acreditamos que há um motivo para isso: simplesmente não há uma resposta final, pois tudo depende do gosto pessoal.
Ainda mais interessante é a maneira como esse gosto pessoal se constrói: para muito, o coador de pano é a lembrança de como a vovó fazia café durante a tarde. Para outros, o filtro de papel é o método que lembra as manhãs antes de ir para a escola ou faculdade.
A verdade é que um café delicioso se faz de várias formas, e a escolha entre coador de pano ou de papel não precisa ser exclusiva: conhecer os perfis de sabores desenvolvidos em cada um permite escolher o café ideal para cada momento, além de serem duas opções razoavelmente baratas e fáceis de produzir um café incrível!
Vantagens do coador de pano
O coador de pano não tem a fama que tem por acaso! Há muitos motivos que ainda o mantém como um favorito entre os métodos de extração:
Reutilizável e econômico
Uma das grandes vantagens do coador de pano é que, se você tem um único coador de pano, tem um coador que pode durar por bastante tempo, quando bem cuidado. É bem verdade que não é assim tão fácil cuidar bem do item, mas com um pouco de atenção é possível utilizar o mesmo coador por meses.
Fácil de utilizar
Se a manutenção não é tão simples assim, o mesmo não pode ser dito sobre o uso. Nenhum outro método é tão simples quanto um coador de pano. É só montar, colocar café e pôr a água sobre ele. Sem mistério e sem complicações para uma excelente bebida.
Bebida encorpada
O resultado final do coador de pano é outra de suas grandes vantagens. É claro que essa é uma batalha de gosto entre o coador de pano ou de papel, mas o tecido tende a permitir que mais óleos passem para a bebida final, gerando uma bebida mais encorpada e complexa, quando comparada à alta filtragem do papel.
Vantagens do coador de papel
É claro que o coador de papel também em suas vantagens em comparação ao concorrente:
Mais higiênico
Na batalha entre coador de pano ou de papel, não há qualquer dúvida que o papel vence no quesito higiene. A razão é muito simples: como ele é descartável, praticamente não há os riscos de contaminação e manutenção de odores do seu irmão de pano. Essa característica descartável e de higiene também permite mais segurança de preparo em locais de alta circulação, onde diferentes pessoas manuseiam e utilizam os equipamentos de preparo.
Mais prático para o preparo
A praticidade também é outra das vantagens dos produtos descartáveis. Se ele perde pontos em termos ecológicos, certamente ganha pontos no tempo, ao não exigir todo um processo de lavagem, higienização e manutenção.
Utilizável em mais métodos
O filtro de papel também é mais versátil, podendo ser aproveitado em diferentes métodos de extração, sem precisar de várias opções de filtro (embora existam várias delas, em alguns casos). Para quem está iniciando no mundo do café, ter estes filtros é uma excelente maneira de explorar várias opções sem gastar muito.