Como reduzir custos na sua cafeteria?
Reduzir custos na sua cafeteria é um passo essencial para aumentar a lucratividade sem precisar de grandes esforços para o aumento de faturamento. Em outras palavras, é a tradicional maneira de fazer mais com os recursos que já existem.
Na atuação de nossa equipe consultiva de vendas, é razoavelmente comum abordarmos estratégias e dicas com clientes, de forma a indicar possíveis soluções de redução de custos em cafeterias, lancherias e estabelecimentos de alimentação variados.
No artigo de hoje, separamos algumas destas dicas para você saber como reduzir os custos na sua cafeteria. Confira essa seleção e nos conte nos comentários se você já utiliza alguma destas técnicas e quanto elas funcionam para você!
Atenção ao consumo de energia elétrica
Parece óbvio, mas muitas pessoas sequer consideram o impacto dos custos de energia elétrica na formação do preço do café. Na prática, você já deve saber que energia elétrica custa bastante – e esse custo se pulveriza e precisa ser considerado nos seus preços.
Este cuidado simples, mas eficientes, pode ser observado desde a troca de lâmpadas por modelos que consumam menos energia, até os equipamentos maiores – sobretudo os que envolvem refrigeração ou aquecimento a partir da energia elétrica.
Economize controlando o estoque, não na qualidade
Algo muito importante quando o assunto é reduzir custos na sua cafeteria é considerar onde você quer economizar. Sempre que possível, evite permitir que isso impacte na qualidade da matéria prima e, consequentemente, no produto final.
Há maneiras eficientes de fazer os investimentos valerem mais, como utilizando um estoque de giro rápido, que exige menos capital desmobilizado em produtos armazenados, que só serão consumidos daqui muito tempo.
Por vezes, essa gestão inteligente de estoque é suficiente para permitir um upgrade no serviço, sem impactar em um aumento no investimento necessário para fazer a operação funcionar de maneira ideal.
Entenda seu consumo para evitar desperdício
Uma das melhores formas de reduzir custos na sua cafeteria é entender a expectativa de consumo de um dia típico naquela data. Tanto nos insumos para cafés, quanto nos ingredientes de alimentos, muito dinheiro pode ser desperdiçado quando algo é preparado e não pode ser vendido.
Conhecer sua expectativa de consumo para que itens não faltem, mas não sejam desperdiçados de forma significativa, é uma das melhores dicas possíveis para cortar custos desnecessários, que não têm nenhum impacto na sua operação.
Tenha uma boa relação com seus fornecedores
Essa é uma excelente dica se você quer reduzir custos na sua cafeteria. Uma boa relação com seus fornecedores garante que você sempre seja lembrado quando há aquela promoção especial, ou quando condições especiais de pagamento aparecerem para um grupo selecionado de clientes.
É melhor prevenir do que remediar
A manutenção preventiva é sua melhor amiga quando o assunto é reduzir custos na sua cafeteria. Ela não apenas é mais barata do que um conserto completo de equipamentos, como também garante que você não fique sem uma ferramenta que pode ser essencial para a sua lucratividade. Já dizia o ditado: é melhor prevenir do que remediar!