Qual é a história do café? Das lendas à xícara!

A bebida favorita dos brasileiros, responsável por boa parte do desenvolvimento econômico nacional durante décadas, tão comumente presente nas manhãs do país, tem uma origem um tanto distante das terras brasileiras. A um oceano de distância os primeiros relatos remontam à Etiópia para contarem a história do café.

Ao dizer “primeiros relatos”, vale destacar que se sabe que o café, como espécie e até mesmo como uso, tende a ser mais antigo do que suas lendas de “descobrimento”. Não há registros, porém, destas possibilidades

Assim, vamos contar a história do café nas regiões de maior altitude da Etiópia, Cafa e Enária:

A versão das cabras

Uma das versões da origem do café trata de um pastor de cabras etíope chamado Kaldi. Enquanto pastoreava, suas cabras comiam frutos de arbustos e folhagens e, enquanto consumiam as pequenas frutas amareladas e avermelhadas, pareciam ter mais energia e disposição.

Impressionado com aquele efeito, Kaldi decidiu investigar mais a fundo, levando os frutos para a autoridade religiosa local. Neste ponto, a lenda se divide:

Algumas versões contam que o religioso preparou uma infusão com os frutos e percebeu seus efeitos. A partir daquele momento, ele teria adotado um uso ritualístico para a bebida, reservada para momentos religiosos.

A outra versão conta que o sacerdote achou os efeitos relatados pelo pastor perigosos. Por isso, teria jogado rapidamente os frutos no fogo. Porém, a queima dos frutos deu lugar à torra dos grãos, deixando um aroma delicioso que os fez testarem uma infusão da bebida.

Desde quando se consome café?

Assim como as lendas relatadas neste artigo, o consumo inicial do café provavelmente data do século VI, também na Etiópia. A polpa do fruto era utilizada em refeições, ou utilizadas para fazer um suco. Alguns locais fermentavam os frutos para a produção de uma bebida alcoólica local. Há, também, indicativos de preparo do chá com as folhas da bebida.

Já o café extraído dos grãos era reservado para o uso entre sacerdotes, que aproveitavam seus efeitos para manter a concentração durante longos períodos de tempo para suas atividades.

A popularização do seu consumo foi se espalhando de monastérios islâmicos a partir do século XIII, consolidando-se entre povos árabes, que passaram a controlar a venda dos grãos, percebendo seu alto valor econômico.

Qual a origem da palavra?

Apesar da origem etíope, foi no uso árabe que a popularização se consolidou pelo mundo. Por isso, sua denominação também se espalhou desta origem etimológica. A planta, chamada de Kaweh, dava origem à bebida, chamada de Kahwah, que pode ser traduzida como “força”.

Deste ponto, houve simplesmente uma adaptação linguística para outros povos, adequando seus fonemas de acordo com o nome adquirido na história do café entre sua descoberta e a sua popularização pelo planeta.

Você já conhecia a história do café? Conte para a gente o que achou aqui nos comentários!

Se você conhece uma outra lenda de origem da bebida, sinta-se livre para compartilhar e comparar as versões com a gente!