Horeca Gourmet: o que torna um café especial?

Se você faz parte dos contatos do nosso negócio, já deve estar sabendo que o Horeca Gourmet é uma adição e tanto à linha de produtos que oferecemos a empresas.

Talvez você já tenha até recebido um de nossos contatos institucionais, mas não saiba exatamente o que torna essa seleção tão especial para uma bebida final única. O artigo de hoje é destinado a explicar o que efetivamente dá a um café especial características singulares.

Não se trata de um artigo sobre o Horeca Gourmet, mas de grãos de qualidade que merecem destaque. Já abordamos, em outros artigos, que as classificações “gourmet” ou “especial” dependem do cumprimento de alguns requisitos, como tipo de grão e nota elevada – e agora vamos compartilhar alguns dos aspectos que são levados em consideração na hora de uma boa bebida final.

Tipo de grão

Se você é entusiasta do café, já deve ter cansado de ler sobre a associação entre arábica e qualidade. Essa informação é tão repetida por um motivo importante: ela é absolutamente verdadeira.

Em geral, o primeiro passo para um café de extrema qualidade é a escolha de grãos 100% arábica. É claro que existem exceções à regra, mas essa é a aposta segura quando se trata da relação entre o tipo de grão e a qualidade da bebida.

Localização geográfica do cultivo

Tanto no mundo quanto no Brasil, há locais que são famosos por produzirem grãos de alta qualidade, e isso acontece por um motivo. O café gosta de condições climáticas específicas e triunfa melhor em grandes altitudes.

No caso brasileiro, os climas temperados e altitudes de regiões bastante conhecidas pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e alguns pontos do Paraná recebem o maior destaque em relação a serem o ambiente ideal para a produção de um grão final de qualidade.

Beneficiamento correto dos grãos

Desde o momento da colheita dos frutos, até sua secagem e seleção, o beneficiamento correto significa um grão final que mantém ao máximo as características desejadas, sem que o café perca suas características no ambiente com o passar do tempo.

Torra adequada

Embora a torra também faça parte do beneficiamento dos grãos, ela merece um espaço próprio, porque tem um papel fundamental no sabor final. Além disso, um mesmo grão pode receber diferentes tipos de torra para finalidades diferentes.

No geral, cafés de alta qualidade não são submetidos a torras extremamente intensas, uma vez que desejamos manter boa parte das características que aquele grão tem a oferecer de mais especiais. A torra excessiva, por sua vez, adiciona um sabor carbonizado que pode “esconder” parte dos aromas mais característicos.

O passo final: a extração perfeita

É claro que não adianta dar todos os passos perfeitos se o café não for extraído para valorizar a bebida. No caso do Horeca Gourmet, sempre recomendamos uma moagem de acordo com o uso e, claro, precisão para o método de extração.

Isso garantirá o melhor aroma, sabor e corpo para a bebida, valorizando todo o trabalho feito para que cada grão chegasse perfeito ao cliente!