O calor reduziu as vendas de café: E AGORA?!

À medida que o verão se aproxima, uma questão é comum para praticamente todo negócio que oferece café como parte dos seus produtos: o calor reduziu as vendas de café.

Para quem já está há bastante tempo no ramo, essa é uma questão absolutamente normal, e raramente causa algum sinal de alerta para o negócio. Por outro lado, para quem está vivendo as primeiras trocas de estação no empreendimento, é possível que a situação pareça um tanto esquisita.

Aproveitando o momento, o artigo de hoje vai abordar os principais pontos de reflexão para a redução de vendas de café, e, principalmente, algumas estratégias para lidar com este cenário. Confira e não esqueça de deixar seu comentário sobre como foram suas experiências nas trocas de estação relacionadas ao café!

A sazonalidade é parte do negócio

Antes de aprofundar a questão em qualquer aspecto, é essencial ter em mente que o café é, quase sempre, um negócio ligado à sazonalidade. Perceber que o calor reduziu as vendas de café é algo que, muito provavelmente, vai acontecer todos os anos se o seu negócio fica em um local com estações razoavelmente definidas.

Em outras palavras, essa diferença deve ser esperada. Os rendimentos da temporada de boas vendas, portanto, devem ser equilibrados com a temporada mais quente, de forma a desenvolver algumas das estratégias que abordaremos a seguir.

Dê destaque a combinações que vendem mais no verão

O título parece óbvio, não? Mesmo assim, muitos lugares sequer consideram fazer essa adaptação de opções!

Há uma infinidade de receitas que utilizam café junto a sorvetes e opções mais geladas. Além disso, gerar combinações de preço do café com alimentos mais propícios para o verão é uma estratégia e tanto. Em vez de oferecer chocolate e café, uma boa combinação pode ser uma salada de frutas e café, ou até mesmo uma torta de limão e uma cafezinho!

Diversificação é essencial

Existe uma antiga expressão que fala sobre o erro que é “dar murro em ponta de faca”. Apesar do exagero, seu recado é bem claro: há situações em que é mais inteligente encontrar alternativas do que insistir em sofrer os danos.

Com isso em mente, a equação não é difícil. Se o café é um negócio afetado pela sazonalidade em locais com estações definidas e você quer fugir dessa sazonalidade, você deve ter opções que compensem a mudança de estações!

Aproveite o momento para fazer negociações

Um contraponto positivo da sazonalidade é a oportunidade de fazer grandes negócios fora de alta temporada. Muita gente percebe que o café reduziu as vendas e imediatamente busca outros negócios que queiram vender equipamentos ou insumos – geralmente a um preço bastante atrativo para quem conseguiu se planejar melhor!

Prepare-se para o aumento de vendas!

Sabe qual é a boa notícia da sazonalidade?

É que se você está enfrentando um momento de poucas vendas, logo o aumento se inicia. Certifique-se de estar preparado para o aumento de consumo e aproveite a oportunidade para tirar o máximo possível de rendimentos no bom momento!