Combos com café: como alavancar as vendas utilizando a técnica?

O uso de combos com café no ponto de venda está longe de ser uma novidade. Na verdade, existe um motivo para eles existirem há tanto tempo no mercado: eles realmente funcionam e alavancam as vendas, aumentando o ticket médio da compra, facilitando a circulação de algumas categorias e produtos e, no fim das contas, gerando mais rentabilidade para o negócio.

Mais do que isso, o uso de combos com café em um pacote de mais de um produto funciona em diferentes modalidades. Seja para quem tem os produtos expostos, para quem oferta via cardápio e, até mesmo, para quem vende significativamente por delivery!

No artigo de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre o funcionamento, a criação e a obtenção do máximo retorno destes combos com café no seu negócio. Não perca a oportunidade e confira:

O que são combos com café? Por que são vantajosos?

Se você ainda não entendeu o que são os combos de café que mencionamos na introdução do texto, eles nada mais são do que a combinação de uma dose de café com outro produto – preferencialmente, algo que combine com a bebida – por um valor especial.

Provavelmente, o combo mais clássico ao redor de todo o Brasil é a combinação de “Café + Pão de Queijo”. Não precisamos nem explicar a razão para esse combo ser um sucesso, não é mesmo?

Mais do que combinar pelo gosto, há técnicas que aumentas o potencial de vendas de sua combinação – e é exatamente sobre elas que vamos falar a seguir:

Técnica dos preços redondos

Especialmente em pontos de venda como lancherias, cafeterias e empreendimentos de self-service, a combinação de preços rendondos é uma ferramenta mais poderosa do que a maioria das pessoas imagina!

Algum (ou alguns) salgado e um café que combinem em um valor que seja redondo, ou que possa ser pago com notas existentes e sem troco, é uma via expressa para o sucesso de vendas.

O caso clássico do café + pão de queijo por cinco reais, por exemplo, é uma das formas mais típicas de aumentar o ticket médio do cliente que normalmente só compra pão de queijo ou só compra café.

Algo importante para considerar nessa técnica é que a somatória dos valores precisa resultar em um valor menor do que os dois produtos separados, para que se torne atrativa!

Produtos que combinam expostos em proximidade

Muitas vezes, você nem precisa fazer uma oferta explícita! Simplesmente ter produtos que combinam com café na visão de quem está pegando a bebida já é sugestão suficiente para dar aquela vontade de fazer a combinação! Um bom layout de expositores, neste sentido, faz toda a diferença!

Treinamento de equipe

Por fim, é importante que a sua equipe conheça os combos disponíveis e os ofereça para os clientes, caso o seu negócio seja baseado em atendimento individual, e não self-service. Nestes casos, a pessoa pode falar sobre eles desde o contato inicial, ou estar preparada para a sugestão sempre que um item que faça parte de combos com café for solicitado.

E você, já utiliza o poder dos combos com café no seu negócio? Conte aqui nos comentário qual deles é o mais eficiente para você!